No início da apresentação destas colunas que são separadas por capítulos formando uma série, foi demonstrado o macro desafio que atualmente se apresenta aos laboratórios clínicos. No passo seguinte é colocada uma proposta de solução e introduzida a teoria que fundamenta esta proposta, sendo de imediato detalhado um método para aplicação nas empresas. A presente coluna continua na lógica de viabilizar a referida aplicação teórica na prática, considerando que para implantar um Sistema Integrado de Gestão – SIG, devemos usar um conjunto de ferramentas especiais, exigido para esta finalidade. Esta coluna trata da análise de processos que é a base do controle de qualquer organização e que utiliza um conjunto de ferramentas para a sua operação.
Gerenciar uma empresa, independente do seu porte, centra-se fundamentalmente no controle, na análise dos seus processos. Mas o que é realmente um processo? É uma série de atividades ou tarefas que visam alcançar um dado fim. Ou de maneira mais simplificada: sempre que uma ou mais causas produzirem determinado efeito (resultado), indicará a existência de um processo. Ainda, onde existir causa e efeito, haverá um processo!
Os processos podem ser representados pelas ferramentas Fluxograma ou o Diagrama de causa e efeito (Ishikawa), que serão detalhadas em colunas futuras. Um processo é conhecido quando são conhecidos seus insumos (causas) e os seus resultados (efeitos). Portanto, analisar um processo é decompô-lo em suas causas (ou fatores causais). Ou ainda, é uma sequência de procedimentos lógicos, baseada em fatos e dados, que objetiva localizar a causa fundamental dos problemas. Ao determinar a causa fundamental, pode-se eliminá-la evitando sua reincidência.
O segundo objetivo da análise de processo é conhecer as causas principais que influenciam no resultado do processo, visando o seu controle. Em síntese, analise de processo é o conhecimento do processo através de dados e fatos e deve ser praticada por todos no laboratório clínico. Se existe um colaborador é porque existe um processo pelo qual ele é responsável, portanto, deve analisá-lo, tornando-se profundo conhecedor do mesmo com base em evidências (figura).
Nesta coluna vimos como analisar processos. Nas próximas trataremos do “Método de solução de problemas” e “As sete ferramentas da qualidade”, essenciais para a implantação de um Sistema Integrado de Gestão – SIG. Até lá pessoal e que Deus vos acompanhe!