Em 2010 entrou em vigor a 5º edição da Farmacopeia Brasileira. Foi quando se adotou a harmonização com as Farmacopeias Americana, Europeia e Japonesa nos assuntos referentes à microbiologia.

O capítulo que trata da pesquisa de micro-organismos patogênicos recomenda as seguintes pesquisas:
– Bactérias Gram negativas Bile Tolerantes
– Salmonella
E. coli
Pseudomonas aeruginosa
Staphylococcus aureus
– Clostridium
Candida albicans

O Farmacêutico-Bioquímico Claudio Hirai, que também é membro da Farmacopeia Brasileira do Comitê Técnico Temático de Microbiologia, membro da American Society of Microbiology e autor de diversas publicações em revistas científicas, destaca a importância clínica dessas pesquisas e o controle em medicamentos.

Bactérias Gram negativas bile tolerantes: este termo, bem como coliformes, coliformes termotolerantes e E. coli são utilizados algumas vezes na literatura com intercambialidade, porém devemos diferenciá-los da seguinte maneira:
– Coliformes: termo se refere ao amplo grupo das bactérias Gram negativas tolerantes a bile que produzem gás e ácido da lactose quando incubados a 35ºC a 37ºC. Podem ser isolados na água, solo, material orgânico e material fecal.
– Coliformes termotolerantes: chamados anteriormente de coliformes fecais, pertencem a um grupo de coliformes capaz de crescer a 44ºC, sendo um bom indicador da presença de contaminação fecal.

A Escherichia coli é o principal representante dos coliformes termotolerantes, sendo isolada do sistema gastrointestinal dos seres humanos e animais; o seu isolamento e identificação é indicativo da presença de material fecal.

As Salmonellas são bactérias Gram negativas e constituem um gênero extremamente heterogêneo, composto por duas espécies, Salmonella bongori e S. enterica, essa última possuindo quase 2.000 sorotipos. Dentre os de maior importância para a saúde humana destacam-se Salmonella enterica sorotipo Typhi (S. typhi), que causa infecções sistêmicas e febre tifoide, doença endêmica em muitos países em desenvolvimento, e Salmonella enterica sorotipo Typhimurium (S. typhimurium), um dos agentes causadores das gastroenterites.

A Pseudomonas aeruginosa é uma bactéria Gram negativa que pode ser isolada em diversos ambientes, como plantas, animais e, principalmente, no solo e na água, sendo causadora de infecções oportunistas principalmente em indivíduos imunocomprometidos, portadores de AIDS, câncer ou fibrose cística, por exemplo. A P. aeruginosa é isolada em infecções hospitalares podendo formar biofilmes em cateteres, ventiladores, próteses etc.  O tratamento é de difícil controle devido ao seu padrão de resistência aos antimicrobianos.

Staphylococcus aureus são Cocos Gram positivos que aparecem em cachos sendo isolados principalmente nas narinas, pele de pelo menos 15% dos seres humanos e de animais. Pode estar presente em vários produtos alimentícios como doces, carnes e derivados de leite sem causar alteração nestes alimentos. A maioria das cepas produz a enterotoxina termorresistente que pode levar a toxi-infecção alimentar, provocando vômitos, diarreias e dores abdominais.

Os Clostrídios estão presentes em todo o mundo, sendo isolados no meio ambiente, solo, poeira, no conteúdo intestinal do homem e animais.  Compreende uma série de micro-organismos de carácter anaeróbico sendo amplamente difundidos na natureza.

Algumas espécies têm importância como causadoras de doenças.

As infecções e intoxicações por Clostrídios aparecem de maneira endêmica apresentando evolução aguda e levando a um prognóstico frequentemente letal.

Candida albicans é um micro-organismo normal do trato gastrointestinal e regiões da pele e mucosas. Imunossupressão, debilidade orgânica, entre outros fatores, podem tornar o fungo patogênico, resultando em graves infecções sistêmicas.

As cândidas são leveduras que se multiplicam sexuadamente e assexuadamente por gemulação. Podem aparecer formando micélios ou pseudomicelios.

 

bcq-logo
Esta seção é de responsabilidade da BCQ Consultoria e Qualidade
Mais informações: (11) 5539-6710
http://www.bcq.com.br

Compartilhe: