“Educação vem de berço”. A expressão se encaixa perfeitamente quando nos referimos ao uso consciente da água. É por isso que, muitas vezes, ao transmitirmos valores éticos, morais, culturais ou ambientais logo na infância, há uma grande possibilidade de estarmos formando adultos mais conscientes. É por isso que a Sabesp criou, dentro da Campanha Guardião das Águas, o Guardião das Águas Mirim.

Diante do atual cenário de escassez hídrica e das necessárias mudanças nos hábitos de consumo da humanidade, a Sabesp encontrou no mês da água um motivo para reforçar o incentivo ao uso racional por meio de diversas ações que acontecerão por todo o Estado de São Paulo. Criada pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 22 de março de 1992, a data é destinada à conscientização e discussão sobre o valor da água. De acordo com a ONU, por exemplo, há uma necessidade urgente da união de todos para assumir o desafio de proteger e melhorar a qualidade desse recurso em nossos rios, lagos, aquíferos e torneiras.

Esse ano, a Sabesp criou a campanha “Guardião das Águas” por meio da qual convoca a todos a se tornarem um defensor da água. A companhia utilizará o mesmo tema nas comemorações do Dia Mundial da Água. Todas as ações e atividades durante esse período serão desenvolvidas em torno dessa campanha. Entre as principais atividades, estão sendo distribuídos papeis para bandeja de restaurantes, folhetos, cartazes e lixocars. Também estão sendo realizadas palestras em empresas, escolas e shoppings sobre o uso racional da água. Serão desenvolvidas gincanas, flash móbile, eventos com os personagens do clubinho Sabesp, mutirão do verde, distribuição de água por meio de bebedouro e tenda, passeatas, newsletter, plantio de árvore, passeio ecológico, exposição temática, distribuição e canecas de alumínio, passeio ciclístico, soltura de peixes etc. A Sabesp também fará um alinhamento com os Taces (técnico de atendimento comercial externo), além de visita de alunos às ETAs para conhecer todo o processo por que passa esse bem tão precioso.

Mas não é somente no mês da água que a Sabesp se preocupa com a questão. Existem ações permanentes, como o Programa de Uso Racional da Água (Pura), que podem ser conhecidas acessando o site da empresa. É importante ser um “Guardião da Água” sempre, não importa se adultos ou crianças. Aliás, para esse público, o Clubinho Sabesp é um grande aliado e vale ser consultado.

Compartilhe:

Karla Ichiba
Publicado por Karla Ichiba

Karla Ichiba é diplomada em política pelo Governo do Estado de São Paulo e em assessoria política pelo Grupo Marco Iten. Estudou no Colégio Santa Cruz, é jornalista pela FIAM e publicitária pela FAAP. Atuou na Petrobras em comunicação e responsabilidade social e atualmente trabalha na Companhia de Saneamento do Estado de São Paulo (Sabesp).

Este conteúdo é de responsabilidade do colunista e não expressa a opinião do LabNetwork.