Conforme reportagem publicada no jornal Estado de Minas no dia 19 de setembro de 2017, a doença volta a subir no Estado e a letalidade em humanos pode chegar a 90%.

Consciente do cenário atual brasileiro a ECO Diagnóstica disponibiliza o teste rápido qualitativo para a detecção de anticorpos contra a Leishmaniose Visceral em sangue total, plasma e soro.

A Leishmaniose é uma doença grave e pode resultar em morte quando não tratada adequadamente. Com queda até 2013, a Leishmaniose Visceral voltou a crescer e ser ameaça à saúde pública.

Dados do Ministério da Saúde mostram que em 2013, 319 pessoas tiveram a doença, contra 558 em 2016. Em 2017, até 31 de agosto, 409 pacientes já foram diagnosticados, registrando alta de 73,2% no número de diagnósticos humanos.

As mortes provocadas pela doença foram 37 em 2013 e em 2017, até agosto, 43 pessoas perderam a vida. Para efeito de comparação, até ontem a dengue tinha provocado 13 óbitos neste ano em Minas.

A Leishmaniose é causada pelo protozoário Leishmania chagasi e transmitida por vetores conhecidos como mosquitos-palha. Ao picar o cão e o homem, o mosquito transmite a doença. O animal não contamina diretamente a humanos, mas passa a ser um reservatório do protozoário.

Diferentemente da dengue, que é uma virose aguda e tem um curso acelerado, os sintomas da leishmaniose demoram mais para aparecer após a infecção. Esse período pode demorar entre 15 e 30 dias, mas a partir dos primeiros sinais é preciso que o diagnóstico seja imediato para evitar complicações.

Conforme o subsecretário de Vigilância e Proteção à Saúde da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, Rodrigo Said, a Leishmaniose “É uma doença grave, que precisa de atenção muito grande, tanto pelo paciente que deve procurar de imediato um serviço de saúde, quanto pelos profissionais da área, no diagnóstico, tratamento oportuno e adequado e monitoramento da evolução da doença”. “Ela tem um alto potencial de letalidade e pode levar à morte em 90% dos casos, se não for bem tratada”.

Consciente do cenário atual brasileiro a ECO Diagnóstica disponibiliza o teste rápido qualitativo para a detecção de anticorpos contra a Leishmaniose Visceral em sangue total, plasma e soro.

LSH Ab ECO Teste é fácil de usar e libera os resultados em apenas 10 minutos.  Possui Sensibilidade de 90% e Especificidade >99,9%.

Tags:

leishmaniose, LSH Ab ECO Teste

Compartilhe: