Modelos novos apresentam diversas melhorias e atendem as áreas de aplicação nas ciências da vida, dos materiais ou na garantia de qualidade industrial

Os novos equipamentos apresentam diversas melhorias em termos de usabilidade, qualidade de imagem e integração em diferentes fluxos de trabalho

A Zeiss, consolidada empresa alemã especialista em Microscopia, lançou recentemente a nova geração do EVO, reconhecido microscópio eletrônico de varredura e alto desempenho. Os novos equipamentos apresentam diversas melhorias em termos de usabilidade, qualidade de imagem e integração em diferentes fluxos de trabalho. Com ampla gama de opções disponíveis, os microscópios atendem as áreas de aplicação nas ciências da vida, dos materiais ou na garantia de qualidade industrial.

Além de disponibilizar dados confiáveis e detalhados, como sempre, o novo Zeiss EVO oferece novos recursos para a investigação detalhada da qualidade industrial. No que diz respeito ao estudo das ciências biológicas, também possibilita a geração de imagens de amostras em seu estado natural e hidratado, para a classificação do pólen, por exemplo. O microscópio também oferece diversas especificações de vácuo (alto vácuo, pressão variável e alta pressão), bem como diferentes tecnologias de detecção (SE, C2D, C2DX, BSE, EDS). Tem, ainda, um emissor opcional que garante maior brilho do feixe para melhor resolução das imagens e redução de ruídos superiores.

Intuitivo e fácil de operar, o Zeiss EVO é um microscópio ideal tanto para operadores treinados quanto para entusiastas e novos usuários. A interface desenvolvida para seu uso, Zeiss SmartSEM Touch, também é extremamente prática e justamente pensada para facilitar a vida dos operadores, sejam ocasionais ou profissionais. “É fácil aprender! Não só os microscopistas experientes, mas também engenheiros, estagiários e quem não é especialista consegue compreender e utilizar a SmartSEM em alguns minutos”, explica Jim Suth, gerente de qualidade da ECR Engines. “A capacidade de análise e integração dos diversos fluxos de trabalho do sistema é realmente muito prática e está nos beneficiando.” A empresa é especialista na produção, pesquisa e desenvolvimento de motores de alto desempenho e tem sede nos Estados Unidos da América. Utilizam o Zeiss EVO para analisar falhas e caracterizar materiais.

Seja no ambiente acadêmico ou industrial, caracterizar materiais é parte do trabalho: as amostras são submetidas a técnicas diversas de análise e imagem, como microscópios de luz e espectrômetros. O Zeiss EVO pode ser configurado para integrar fluxos de trabalho em modos diversos, de maneira semiautomática, com o auxílio de ferramentas para localização contínua de áreas de interesse, garantindo a integridade dos dados coletados de múltiplas modalidades. De acordo com a configuração escolhida, o Zeiss EVO também permite através da microscopia correlativa, posicionar a amostra exatamente nas coordenadas XYZ salvas em um Microscópio de Luz ou Raio-X da marca, isso é algo altamente produtivo, de modo a fornecer ao usuário dados mais significativos e uma compreensão mais profunda de suas amostras.

Tags:

EVO, microscopia, ZEISS

Compartilhe: