Todas as segundas-feiras do mês de novembro, as unidades do Laboratório São Marcos oferecerão, gratuitamente, o exame de Antígeno Prostático Específico (PSA) para homens a partir de 50 anos

Se a dosagem do PSA Total apresentar alguma alteração (entre 2,5-10mg), o São Marcos realizará também, gratuitamente, o exame de PSA Livre

Todas as segundas-feiras do mês de novembro (6, 13, 20 e 27), as unidades do Laboratório São Marcos (LSM) oferecerão, gratuitamente, o exame de Antígeno Prostático Específico (sigla em inglês PSA) para homens a partir de 50 anos. A ação objetiva estimular o diagnóstico precoce do câncer de próstata, segunda maior causa de morte pela doença entre o sexo masculino, no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer.

A coleta pode ser realizada em qualquer uma das 53 unidades do laboratório. No total, serão ofertados 2.500 exames a cada segunda.

O exame é feito por meio da coleta de sangue, pelo qual são medidos os níveis de PSA – proteína produzida pela próstata que costuma ter seus índices aumentados na circulação sanguínea em casos de doenças na glândula. Se a dosagem do PSA Total apresentar alguma alteração (entre 2,5-10mg), o São Marcos realizará também, gratuitamente, uma análise mais completa para avaliar a incidência do câncer de próstata, com o exame de PSA Livre. Neste caso, não será necessário coletar material novamente.

Para os homens com idade inferior a 50 anos ou que queiram realizar o exame em outras datas, os valores são de R$ 79,00, para PSA Total, e R$ 90,00, para PSA Total e Livre.

Para a realização do exame, é necessário que os interessados sigam algumas recomendações:
1. Não fazer exercícios pesados pelo menos dois dias antes da coleta (andar a cavalo, bicicleta ergométrica etc.).
2. Não manter relação sexual nos dois dias anteriores à coleta.
3. Não ter feito toque retal ou sondagem uretral há menos de três dias.
4. Não ter feito ultrassom transretal há menos de sete dias.
5. Não ter feito biópsia de próstata há menos de 30 dias.
Importante: não é necessário realização de jejum para o exame.

Tags:

Antígeno Prostático Específico, Laboratório São Marcos

Compartilhe: