O exame está disponível na Unimed Laboratório

O Teste do Pezinho máster é um exame mais completo, que pode aumentar  a segurança à saúde do bebê

Uma série de exames pode ser feita nos recém-nascidos ainda na maternidade. Entre eles está o teste do pezinho, que é capaz de detectar precocemente doenças que podem comprometer o desenvolvimento físico e intelectual das crianças. Hoje existe também o teste do pezinho máster, que pode identificar até 30 doenças e está disponível nas unidades da Unimed Laboratório.

A pediatra Stela Erika Kudo, médica da Unimed Laboratório, explica que esses exames são de extrema importância, pois auxiliam no diagnóstico precoce de algumas doenças, garantindo um tratamento mais adequado. “O Teste do Pezinho pode detectar muitas doenças em estágio inicial, antes dos sintomas se manifestarem, por isso é importante que seja realizado já nos primeiros dias de vida. O Teste do Pezinho máster é um exame mais completo, que pode aumentar  a segurança à saúde do bebê. Entretanto, ele não substitui o acompanhamento periódico de um médico Pediatra, que avaliará a necessidade deste teste e se será necessário complementar a investigação com outros exames”.

O teste do pezinho convencional ajuda a reconhecer apenas seis doenças, que são a fenilcetonúria, o hipotireoidismo congênito, as hemoglobinopatias , e a fibrose cística, a deficiência da biotinidase e Hiperplasia Adrenal Congênita, que podem causar graves danos à saúde, se não tratadas. O teste do pezinho máster detecta, além das doenças do teste comum, enfermidades como a galactosemia e outras doenças do metabolismo, e algumas doenças infecciosas neonatais como a toxoplasmose congênita,

O exame é um procedimento simples. Para a realização, são coletadas algumas gotas de sangue do calcanhar do bebê, ainda no seu primeiro mês de vida.

Tags:

teste do pezinho máster, Unimed Laboratório

Compartilhe: