As demandas que mobilizaram as entidades brasileiras que congregam os Laboratórios de Análises Clínicas no decorrer de 2013 foram muitas, das mais variadas formas e principalmente árduas.

Felizmente acabou o tempo em que todas as nossas entidades, numa ação de individualismo injustificável, procuravam enfrentar e tentar resolver os problemas do setor de forma isolada, ignorando aquilo que as entidades congêneres vinham realizando e, de certa forma, favorecendo os interlocutores que utilizavam seus argumentos de forma a confundir o setor.  Era muito fácil dizer que “seus colegas da mesma área laboratorial de tal sociedade aceitam o percentual proposto ou pensam diferentemente de vocês”.

Chegou o momento da unificação de propósitos, do pensamento com coerência e principalmente da constatação de que não se consegue nada trabalhando separadamente. Portanto, é forçoso reconhecer que muito tempo foi perdido em ações e atitudes individualistas .

Esta renovação de estratégia surgiu da abertura e do diálogo proposto por um grupo de dirigentes de nossas entidades que, de forma quase espontânea,  pressentiram os traumas do passado e vislumbraram conquistas conjuntas futuras.

Neste momento SBAC, SBPC/ML, ABRAMED, ABBM e o departamento da Laboratórios da CNS têm andado irmanados nas ações de reivindicações de melhorias econômicas à comunidade laboratorial. Estas ações têm sido efetivas nas junto ao Ministério da Saúde, ANVISA, ANS, Congresso Nacional e pode-se garantir que, se em 2013 muita coisa foi semeada, os primeiros frutos serão colhidos em 2014.

As tarefas continuam difíceis, muitas demandas envolvem discussões de fundo político, ideológico e filosófico, vertentes que muitas vezes podem atrapalhar negociações aparentemente fáceis.

Esta nova visão, entretanto, veio para ficar e frutificar.

Novidades, apesar de tardias, virão.

Esperamos e desejamos a toda a comunidade laboratorial do país as melhores festas e um 2014 pleno de alegrias, prosperidade e fundamentalmente um renovar de esperanças.

 

Compartilhe:

Irineu Grinberg
Publicado por Irineu Grinberg

Irineu Grinberg é ex-presidente da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC). Email: irineugrinberg@gmail.com

Este conteúdo é de responsabilidade do colunista e não expressa a opinião do LabNetwork.