CONECTANDO O UNIVERSO DAS ANÁLISES CLÍNICAS E INSTRUMENTAÇÃO ANALÍTICA

O laboratório para desenvolvimento de produtos cosméticos da ABC

ABC6A
Em 2014, ABC iniciou processo de modernização das instalações e recebeu equipamentos, frutos de parcerias com empresas do setor

Associação Brasileira de Cosmetologia é uma entidade sem fins lucrativos, em atividade desde 1973, cujo objetivo é promover o desenvolvimento da cosmetologia nacional.

Dentro desse escopo, ela tem se destacado pelas iniciativas e pela infraestrutura que dispõe a seus associados. Formada por um grupo de profissionais das áreas de Farmácia, Química e afins, ligados a universidades e empresas de produto acabado e matérias-primas para a indústria de higiene pessoal, cosméticos e perfumes, a ABC promove atividades tecnológicas, científicas e de regulamentação em prol do setor.

A associação realiza regularmente cursos teóricos e práticos de aprimoramento para os profissionais do setor, conferências, palestras, workshops, além do tradicional Congresso Brasileiro de Cosmetologia, que acontece simultaneamente à maior exposição do setor na América Latina, a FCE Cosmetique que abrange os setores de matéria-prima, componentes, tecnologia e equipamentos de laboratório.

A ABC possui em sua sede um laboratório estruturado para o desenvolvimento de produtos cosméticos e estudos de estabilidade e pode ser locado pelos seus associados jurídicos. Este laboratório também é utilizado para aulas práticas dos cursos ministrados pela associação.

ABC4a
Regularmente, a entidade promove cursos teóricos e práticos para os profissionais do setor

Como parte do programa de modernização do laboratório, em 2014 a ABC firmou parcerias com algumas empresas fornecedoras de equipamentos que doaram diversos itens, entre eles: um agitador magnético e um agitador mecânico da Heidolph, entre outros itens de consumo do laboratório, doados pela empresa Merse, um viscosímetro LVDV-II+Pro Brookfield doado pela Braseq e um ultra Turrax T-25 da IKA doado pela empresa CQA.

O laboratório possui quatro bancadas de trabalho e está dividido em laboratório de desenvolvimento de produtos e laboratório de estabilidade.

O laboratório dispõe ainda dos seguintes equipamentos: viscosímetros, pHmetros, balanças de precisão, estufas para estudos de estabilidade, refrigerador compacto, prensa para compactação de pós, fôrma para batom, mixer, picnômetro, termômetros digitais, banho-maria, centrífuga, agitadores mecânicos com hélices de aço-inox, agitador magnético com e sem aquecimento, placas aquecedoras e vidrarias em geral. A água utilizada para elaboração dos produtos cosméticos é obtida por um purificador de osmose reversa.

O laboratório conta ainda com um reator para produções de lotes-piloto, com capacidade de 30L, com raspadores, agitação turbo e camisa para aquecimento/resfriamento, que permite a produção de diversos tipos de produtos cosméticos.

Hoje o laboratório pode ter uma de suas bancadas de trabalho alugada mensalmente ou para uso diário/esporádico. Também é possível locar o laboratório inteiro para eventos no final de semana ou em dias úteis, mediante confirmação de disponibilidade. A locação do laboratório ou de uma bancada é um benefício exclusivo para associados jurídicos da Instituição.

 

 

ABC: uma entidade representativa

Regida por seu Estatuto, a Diretoria da ABC é voluntária e eleita pelos associados para uma gestão bienal. Sua atuação efetiva ao longo deste período foi de suma importância para o desenvolvimento dos setores tecnológico, científico e regulamentar do âmbito cosmético e de seus profissionais, participando de comitês, grupos técnicos, grupos de trabalhos e aconselhamento para as áreas de Vigilância Sanitária, Metrologia e Meio Ambiente, e no processo de integração ao Mercosul.

A ABC é representante oficial do Brasil junto à  International Federation of Societies of Cosmetic Chemists (IFSCC) – sociedade que congrega 35 entidades internacionais, além de representar o Brasil junto à comunidade internacional científica da Cosmetologia, participando e promovendo atividades para o aperfeiçoamento da integração mundial e troca de informações. O atual presidente da IFSCC é o Sr. Jadir Nunes, ex-presidente da ABC (de 2005 a 2009).

Em 2010, o Brasil passou a ocupar o 4° lugar no ranking da IFSCC, colocando o país em posição de destaque perante à comunidade científica internacional. Para compor o ranking são considerados o número de associados de cada entidade membro e as respectivas contribuições científicas nos congressos da Federação.

A ABC também é a representante oficial do Brasil na Federação Latino-americana de Associações de Ciências Cosméticas (FELASCC) – que congrega cerca de 10 entidades do setor na região.

ABC5A ABC3a
Detalhes dos equipamentos disponíveis no laboratório da entidade. (fotos: divulgação)

 

POSTS RELACIONADOS

APOIADORES PREMIUM

APOIADORES GOLD

MAIS LIDAS