Para desvendar a arte de descobrir o que o corpo quer dizer, Grupo Pardini lança no youtube, a websérie “Mestres na Arte da Descoberta”

A Patologia Clínica é um trabalho artesanal, em que o especialista, mestre na arte da descoberta, investiga, de forma individual, as amostras biológicas, que chegam aos laboratórios para análises

Diagnóstico. Essa palavra nunca foi tão falada, tão ouvida e tão necessária quanto agora. Curioso é que beleza e arte estão presentes no diagnóstico de doenças. Ao ver a imagem de um laboratório totalmente automatizado, há quem pense que os laudos são emitidos pelas máquinas. Claro, a tecnologia tem sido cada vez mais uma grande aliada da medicina diagnóstica. Mas, de fato, independentemente de haver os melhores recursos de automação laboratorial, a Patologia Clínica é um trabalho artesanal, em que o especialista, mestre na arte da descoberta, investiga, de forma individual, as amostras biológicas, que chegam aos laboratórios para análises.

Com muito conhecimento técnico e sensibilidade, sob as lentes de um microscópio ou a olho nu, e por meio de procedimentos diversos, os médicos patologistas decifram cores, formas e tamanhos, investigam genes, proteínas, células e tecidos do corpo humano para chegar ao diagnóstico dos pacientes. Eles têm um olhar sensível e descobrem o que é essencial para um diagnóstico definitivo e fundamental para o tratamento específico de cada paciente e para a continuidade de milhões de vidas.

Cada uma dessas imagens abaixo são lâminas que trazem cores, formas e partes do corpo de alguma pessoa. Essas imagens carregam beleza estética, mas acima de tudo histórias. Por trás de gravuras abstratas, o médico patologista analisa qualquer parte do corpo humano para encontrar um diagnóstico preciso.

Essas imagens, verdadeiras obras de arte, são exemplos reais de lâminas formadas para análise, pelos médicos patologistas dentro dos laboratórios do Grupo Pardini.

Acompanhe a série “Mestres na Arte da Descoberta”.

Tags:

diagnóstico, Grupo Pardini, patologia clínica

Compartilhe: