O hidróxido de sódio (NaOH) aquoso, também conhecido como soda cáustica, é usado para processos industriais em diferentes concentrações. É tipicamente produzido em concentrações de 48,0 a 50,0 %p/p e pode ser facilmente determinado com um refratômetro Anton Paar.

A forma convencional de determinar a concentração de soda cáustica é a titulação, uma técnica demorada e que demanda uma grande quantidade de trabalho, além de requerer o consumo de reagentes químicos para o processo de titulação. Adicionalmente, o comportamento higroscópico do hidróxido de sódio pode causar mudanças na concentração durante o tempo de execução da própria titulação. Quanto mais longo for o processo de titulação, maiores serão as potenciais mudanças na concentração do hidróxido de sódio. O resultado desse processo é a redução da exatidão na medição da concentração.

Ao invés da titulação, os refratômetros Anton Paar, que são muito fáceis de usar, podem ser utilizados para determinação de concentração (g/100 mL ou %p/p) de hidróxido de sódio em água em poucos segundos. Os refratômetros Abbemat Anton Paar mostram a concentração do NaOH no visor do instrumento após poucos segundos da aplicação da amostra sobre o prisma. E ao utilizar-se uma célula de microfluxo feita de perfluoroalcoxi alcano (PFA), um material resistente a ácidos e bases fortes, apenas alguns mL de amostra são necessários. Isso reduz os custos com o descarte de resíduos químicos e o processo é mais ambientalmente amigável quando comparado com o procedimento de titulação.

Para continuar lendo o relatório em PDF, clique aqui.

Você pode também se interessar por esta matéria:

Síntese de fármacos em reator de micro-ondas com a caracterização em tempo real por espectroscopia Raman

Tags:

hidróxido de sódio (NaOH) aquoso, refratômetro Anton Paar

Compartilhe: