Controllab participa de artigo publicado a partir de uma pesquisa pioneira com laboratórios brasileiros, visando ampliar o conhecimento no tema e estimular a educação continuada dos profissionais da área

O artigo mostra a importância da distinção das células epiteliais na rotina, considerando a relevância clínica em processos patológicos diante da presença das células Tubulares Renais.

Em busca de promover a reciclagem do conhecimento e o aprimoramento das atividades laboratoriais, a Controllab, maior provedor de controle de qualidade do Brasil e da América Latina, desenvolve ações educativas junto com seus assessores. Este trabalho tem se perpetuado graças à experiência acumulada e a troca constante de informações com os clientes.

Entre os programas de controle de qualidade ofertados pelo provedor, destaca-se o Ensaio de Proficiência para Urinálise Sedimento. Esse programa contempla itens virtuais de lâminas de sedimento para a identificação de elementos urinários, entre eles, as “Células Epiteliais“.

Considerando a importância clínica da diferenciação destas células como Escamosas, Transicionais e Tubulares Renais1, a Controllab realizou em maio de 2018 uma enquete com os laboratórios participantes do programa. A iniciativa teve o objetivo de compreender como era realizada a análise e liberação das células epiteliais na rotina.

Em função da importância do assunto e mediante os resultados da enquete, onde grande parte dos laboratórios apenas identificam este elemento de forma genérica na rotina, por iniciativa do assessor científico do programa, Dr. José Poloni – professor da Escola de Saúde da Unisinos, foi publicado o artigo Survey on reporting of epithelial cells in urine sediment as part of external quality assessment programs in Brazilian laboratories.

O artigo mostra a importância da distinção das células epiteliais na rotina, considerando a relevância clínica em processos patológicos diante da presença das células Tubulares Renais.

Essa foi a primeira pesquisa sobre o assunto realizada com laboratórios brasileiros. Espera-se que com a publicação deste trabalho o conhecimento para o tema seja ampliado, contribuindo para a educação continuada dos profissionais da área.

Para ler o artigo na íntegra acesse aqui.

Referência

1. Diagnostic Value of Urine Microscopy for Differential Diagnosis of Acute Kidney Injury in Hospitalized Patients Mark A. Perazella, Steven G. Coca, Mehmet Kanbay, Ursula C. Brewster, Chirag R. Parikh CJASN Nov 2008, 3 (6) 1615-1619; DOI: 10.2215/CJN.02860608.

Tags:

ações educativas, células epiteliais, controle de qualidade, Controllab

Compartilhe: