De acordo com o Ministério da Saúde, o número de casos de dengue registrados no Brasil em 2019 foi o segundo mais alto da série histórica, com 1,527 milhão de notificações de janeiro a 7 de dezembro de 2019. A tendência é de que os registros continuem altos em 2020

O teste molecular é mais sensível e específico pois detecta o material genético do vírus, com muito menor possibilidade de haver reação cruzada

Formas de diagnóstico – o teste sorológico, seja de uso rápido ou de uso em laboratórios, rastreia a produção de anticorpos contra o vírus infectante, por isso, só apresenta resultados quando realizado cerca de cinco a sete dias após o início dos sintomas, período necessário para que o corpo produza anticorpos que levam a um resultado positivo em uma pessoa infectada.

“Mesmo que o paciente esteja infectado, se o teste for realizado muito precocemente ele será negativo porque a pessoa infectada ainda não começou a produzir anticorpos em níveis detectáveis”, explica o infectologista Guilherme de Sousa Ribeiro, pesquisador da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que realiza estudos relacionados a dengue desde 2009.

O teste molecular é mais sensível e específico pois detecta o material genético do vírus, com muito menor possibilidade de haver reação cruzada. Nesta metodologia, é possível detectar a presença do patógeno já nos primeiros cinco dias de sintomas.

A Mobius Life Science é fabricante brasileira de testes moleculares e tem difundido a utilização desse tipo de teste em todo o país. A empresa tem em seu portfólio um kit de biologia molecular que permite a identificação e diferenciação dos vírus dengue, zika e chikungunya. Além isso, a Mobius Life Science apresenta em seu portfólio mais de 50 kits diagnósticos que se utilizam das técnicas de biologia molecular para a detecção de uma vasta gama de patógenos e doenças que acometem os seres humanos.

Kit XGEN Multi ZDC com registro na Anvisa sob o nº 80502070063.

Para mais informações:
[email protected] | 0800-7101850

Tags:

anticorpos, dengue, Mobius Life Science, teste molecular

Compartilhe: