O crescimento dos casos de sarampo e sífilis são os que mais chamam atenção

O aumento no número de casos de sarampo, sífilis, tuberculose e doença de chagas no Brasil incentivou a proposta de realização de uma mesa-redonda sobre o tema durante o evento

Doenças reemergentes são aquelas que estavam fora de risco, controladas ou erradicadas, mas que voltaram a afetar a população. O aumento no número de casos de sarampo, sífilis, tuberculose e doença de chagas no Brasil incentivou a proposta de realização de uma mesa-redonda sobre o tema durante o 53º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial. O evento acontecerá no dia 25 de setembro, às 09h00, no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro.

Para compor o debate, foram convidados o infectologista e pediatra, Edimilson Migowski; a patologista clínica, Eliane Aparecida Rosseto Welter, a microbiologista, Mireille Ângela Bernardes Sousa e a patologista clínica e imunologista especialista em doença de chagas, Silvana Maria Eloi Santos.

De acordo com o Ministério da Saúde, entre os meses de maio e agosto deste ano, o Brasil registrou 1.226 casos confirmados de sarampo. A meta de vacinação de 2017 (95%), que não foi atingida – houve 84,9% de cobertura na primeira dose e 71,5% na segunda. O déficit desprotegeu a população e resultou em dois surtos da doença no ano passado e um nesse ano.

Ainda segundo o órgão, o país registra um aumento constante no número de casos de sífilis. Em 2016, foram notificados 87.593 casos da doença do tipo adquirida, 37.436 em gestantes e 20.474 casos de sífilis congênita.

O objetivo da atividade é analisar as principais causas que levam ao aumento do número de casos dessas doenças no Brasil, como a saúde pública impacta nesta questão e como os profissionais da área podem contribuir para que o sistema de assistência à saúde esteja preparado para lidar com a questão.

Serviço

53º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial
Data do Congresso: 24 a 27 de setembro
Local: Centro de Convenções SulAmérica (Av. Paulo de Frontin, 1 – Cidade Nova, Rio de Janeiro – RJ)

Tags:

53º Congresso de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial, Doenças reemergentes

Compartilhe: