Informe Publicitário

A alta incidência global dos casos de HIV mantém a infecção no patamar de epidemia grave que precisa ser debatida para sua urgente contenção

Hoje 70% das decisões clínicas se baseiam em exames laboratoriais, evidenciando a importância do laboratório clínico e dos profissionais da saúde para o diagnóstico de HIV

Está disponível na plataforma educativa da UniDB a videoconferência “Métodos Diagnósticos da Infecção pelo HIV”, promovida pelo laboratório Diagnósticos do Brasil (DB) e pela Abbott. Em um bate-papo informativo, profissionais discutem os principais aspectos do diagnóstico laboratorial do HIV/AIDS como forma de apoiar e reforçar as ações de conscientização realizadas durante o Dezembro Vermelho, mês dedicado à luta contra a AIDS, assistência, proteção e também à promoção dos direitos humanos.

Os participantes Carlos Aita, Médico Patologista Clínico, responsável pela Assessoria Médica do DB; Syllene Nunes, Médica Cirurgiã, especialista em Atenção Primária e Inovação, Gerente de Iniciativas Estratégicas em Saúde e Soluções Clínicas da Abbott; e Airton Caldeira Silva, Farmacêutico Bioquímico, Gerente de Contas Estratégicas da Abbott, se revezam entre apresentações teóricas sobre os diversos aspectos que envolvem o diagnóstico da infecção, e bate-papos sobre as dúvidas do dia a dia.

A videoconferência aborda temas como ampliar as possibilidades de diagnóstico, fornece informações sobre os tipos de testes disponíveis, as características, indicações e os aspectos legais de cada um, inclusive com uma abordagem histórica e evolução das diferentes metodologias, a utilização dos fluxogramas para condução do diagnóstico, a importância dos testes de 4ª geração para o diagnóstico inicial, entre outros.

A conscientização no Dezembro Vermelho

Como aponta o Gerente da Abbott, Airton Caldeira, hoje 70% das decisões clínicas se baseiam em exames laboratoriais, evidenciando a importância do laboratório clínico e dos profissionais da saúde para o diagnóstico.

Para a Abbott, o Dezembro Vermelho é um mês muito significativo, pois foi a primeira empresa a lançar no mercado um ensaio de HIV, em 1985. Em seu papel de pioneira no setor de diagnóstico, a companhia se mobiliza em ações de apoio ao combate do HIV, como nessa parceria com a UniDB, assumindo o compromisso de agregar valor à conscientização da doença e à educação em saúde.

O acesso ao encontro virtual é gratuito e também estão disponíveis materiais de apoio como complemento às informações disponibilizadas.

Tags:

Abbott, Dezembro Vermelho, diagnóstico laboratorial do HIV/AIDS, Diagnósticos do Brasil, videoconferência

Compartilhe: