Ao calibrar, o usuário reduz custos, cumpre requisitos de certificações e acreditações e assegura a qualidade no processo analítico

Em um laboratório, todos os instrumentos de medição que tenham influência na exatidão ou validade dos ensaios precisam ser calibrados

A calibração de instrumentos é um processo que certifica se a medida obtida por um instrumento é compatível com o esperado e se ele está adequado ao uso, para evitar desvios nos processos de análise e reduzir custos.

De maneira geral, consiste em comparar os resultados obtidos pelos instrumentos com os obtidos por padrões (rastreáveis a padrões de referência nacionais/internacionais), sob condições pré-estabelecidas e controladas.

Em um laboratório, todos os instrumentos de medição que tenham influência na exatidão ou validade dos ensaios precisam ser calibrados. De uma forma geral, também nas indústrias e outros segmentos, a calibração deve ser utilizada visando evitar alteração de propriedades com impactos nos produtos ou serviços.

Ao realizar a calibração, o usuário atesta se os instrumentos utilizados no processo analítico estão compatíveis com o desempenho esperado. Seus principais benefícios são:

– Assegurar a qualidade nos processos analíticos

– Reduzir custos analíticos e aumentar a produtividade

– Cumprir requisitos de certificações e acreditações

– Manter o funcionamento adequado dos instrumentos

– Aumentar a vida útil dos equipamentos

Calibrar evita desperdícios e retrabalhos, como também previne acidentes. Vale lembrar que o instrumento deve ser calibrado após a aquisição, ou antes de iniciar o uso, antes e após a manutenção. E é claro, nos intervalos estipulados.

Entenda a calibração na prática

Em resumo, o objetivo da calibração é verificar se a medida obtida por um equipamento é compatível com o esperado e se ele está adequado para a atividade a que se destina.

Por exemplo: uma micropipeta de 10 uL é utilizada durante um ensaio em que o erro máximo permitido pelo cliente é de +/- 0,5 uL (tolerância de 9,5 uL a 10,5 uL) e o resultado da calibração apresenta um resultado médio de 10,6 uL. Este instrumento deve ser considerado inadequado a esse uso e destinado a uma atividade com tolerância maior, caso não seja realizada a manutenção para ajustes.

Certificação e acreditação no segmento laboratorial

A qualidade nos processos deixou de ser apenas um adicional, tornando-se item obrigatório. Alguns critérios e normas são essenciais para o bom funcionamento do laboratório. Critérios estipulados por CLSI/NCCLS, American Society for Microbiology, normas ABNT NBR ISO 9001, 15189 e 17034 e normas ABNT NBR ISO/IEC 17025 e 17043, exigem a calibração de vidraria, micropipetas, balanças, termômetros, entre outros.

Por contribuir para a confiabilidade dos resultados e reduzir custos inerentes aos erros de ensaio, a calibração é hoje requisito de processos de certificação e acreditação.

Garantir a confiabilidade e a credibilidade dos resultados é estar na frente, é tornar-se uma opção natural. Qualidade é um diferencial de mercado determinante, principalmente quando esses resultados interferem na saúde e no meio ambiente, que é o caso de ensaios clínicos, de alimentos, água, entre outros.

Por que calibrar com a Controllab?

A Controllab é acreditada pela Coordenação Geral de Acreditação (Cgcre) do Inmetro, sob o CAL nº0214, desde 2002.

Além de toda a competência acumulada, o prazo de entrega é mínimo, garantindo a agilidade necessária para que os instrumentos retornem à rotina dos usuários sem grandes interrupções, com um excelente custo/benefício.

Um extenso escopo de instrumentos é contemplado no Laboratório de Calibração Controllab:

– Balança

– Balão volumétrico

– Banho termostático

– Bureta (vidro)

– Câmara térmica (ex. estufa, freezer, geladeira)

– Condutivímetro

– Dispensador de volume

– Manômetro analógico e digital

– Micropipetas

– pHmetro

– Picnomêtro

– Pipeta (vidro)

– Proveta

– Termômetro de vidro e digital

– Titulador

– Vacuômetro analógico e digital

Ao calibrar, os seguintes benefícios são inseridos no seu processo:

Realize a calibração do seu instrumento/equipamento acessando o catálogo da Controllab.

Tags:

calibração de instrumentos, Controllab, ensaios

Compartilhe: