Para Marcus Figueredo, a tecnologia é a grande aliada para democratizar o acesso à saúde 

Marcus Figueredo, CEO da Hilab

Debater o acesso à saúde sempre foi importante. Por conta da pandemia de Covid-19 que se alastra no mundo todo desde 2020, ficou ainda mais evidente como é necessária e importante essa discussão. Para diminuirmos essa desigualdade, é preciso começarmos a construir caminhos que proporcionem uma saúde de qualidade para todos. Essa é a temática da palestra de Marcus Figueredo, CEO da Hilab, uma das principais healthtechs brasileiras, em sua apresentação no palco do TEDxPUCPR.

Quem possui dinheiro e consegue pagar por um plano de saúde, tem acesso aos melhores médicos, exames e laboratórios. Já quem não tem a mesma condição, corre risco até de vida por não conseguir realizar procedimentos médicos em um tempo hábil. Hoje, 70% das decisões médicas são baseadas em exames laboratoriais e nem todos podem ter acesso a estes recursos.

“No Brasil, uma pessoa com plano de saúde faz em média 15 exames laboratoriais todo ano, o que custa R$271. Agora, se você faz parte dos 160 milhões de pessoas que não tem um plano, o sistema de saúde vai gastar R$23 com todos os seus exames anualmente. Ou seja, se gasta 12x mais dinheiro com exames de quem tem plano de saúde do que de quem utiliza o SUS. E só 24% dos brasileiros têm acesso a um plano de saúde”, afirma Figueredo.

Ação da Hilab no Alto Xingu leva acesso à saúde para comunidades remotas do norte do país. Foto: Reprodução

A pandemia do novo coronavírus trouxe à tona a falta de acesso à saúde, deixando os problemas do país (e do mundo) mais evidentes. Seja no diagnóstico da Covid-19, para testagem em massa na pandemia, ou para os demais assuntos, é por meio de exames que os tratamentos são iniciados e vidas podem ser salvas. A Hilab é uma das principais healthtechs do Brasil e segue firme no seu propósito de reinventar a tecnologia médica, criando soluções que ajudem a democratizar o acesso à saúde. A startup criou uma inovadora plataforma de exames laboratoriais remotos que usa inteligência artificial para acelerar o diagnóstico médico e, em 2020, foi uma das primeiras empresas brasileiras a realizar o exame laboratorial para a detecção do vírus Covid-19.

“O futuro da saúde não é apenas sobre o desenvolvimento de novos diagnósticos, mas sim sobre usar a tecnologia como meio para levar exames laboratoriais a quem precisa”, afirma Marcus Figueredo.

O TEDx é uma comunidade internacional que organiza eventos no estilo TED, celebrando ideias conduzidas localmente. Contando com grandes nomes referências em seus segmentos de atuação, ele colabora para disseminar informações importantes, gerando insights e proporcionando transformações na sociedade. Os interessados no tema podem conferir a palestra completa no site oficial do evento.

Quer entender melhor como funciona o serviço de exames laboratoriais remotos? Confira as soluções da Hilab para laboratórios e descubra como ser parceiro da healthtech na missão de democratizar o acesso à saúde.

Tags:

acesso à saúde, Hilab, TEDxPUCPR

Compartilhe: