A evaporação é o processo no qual um líquido se transfere lentamente da fase condensada (líquida) para a fase gasosa – como a tranquila cena retratada ao lado.

Se a temperatura for elevada, o calor transfere mais energia para as moléculas do líquido, dando às moléculas o poder de escapar da superfície do líquido. Esse aumento na temperatura, portanto, aumenta a transferência da fase líquida para a fase de vapor.

A transferência da fase condensada para fase de vapor (e vice-versa) está em um equilíbrio em função da temperatura. Isso também significa que, quanto mais a temperatura for reduzida, mais o composto se condensará na fase líquida, como ocorre em uma bebida fria em um dia quente.

O ponto de ebulição é a temperatura onde o líquido tem energia suficiente para que as moléculas transferidas para a fase de vapor exerçam uma pressão igual à pressão externa. Isso permite que moléculas em qualquer lugar, não apenas na superfície, sejam transferidas para o estado gasoso.

Esse equilíbrio tem um impacto direto sobre as temperaturas em cromatografia gasosa. Se a temperatura do forno for muito fria, um composto passará a maior parte do tempo condensado na fase estacionária. apenas uma quantidade muito pequena que pode evaporar será deslocada pela coluna.

Saiba mais clicando aqui.

Tags:

Allcrom, cromatografia gasosa, evaporação, temperatura

Compartilhe: