Este é o setor que está sempre em sintonia com o que existe de melhor em tecnologia, sempre em busca de novas soluções para os laboratórios clínicos, através da informática. Falamos com o Gustavo Papa, que foi responsável por muitos anos pelo Setor de Desenvolvimentos da Matrix, e atualmente, é o Gerente do Setor de Produtos da Matrix, para entendermos um pouco mais sobre o assunto.

Como é a rotina e o modo de operação quando se trata de desenvolvimento de produtos numa empresa de TI?

A definição de produtos possui vários passos, começa no entendimento das necessidades dos clientes, onde precisamos fazer uma análise de negócios detalhada para entender os requisitos de todos os stakeholders (partes interessadas) envolvidos. Com os requisitos em mãos, precisamos propor soluções nos sistemas atuais ou até a proposição de novos produtos, se necessário. A partir daí fazemos uma especificação funcional detalhando o comportamento previsto para o produto. Essa especificação é encaminhada à equipe do desenvolvimento que faz a análise técnica, implementa as alterações e passa para a equipe de qualidade, que deve garantir que o produto atende às especificações.

O Time Matrix se propõe a apoiar o laboratório na sua operação como um todo. Não só na comunicação de equipamentos, mas também no controle de qualidade, de pendências, de direcionamento da produção e de apoio à liberação de resultados.

Como a área de Desenvolvimento faz drivers eficientes?

Na área de TI em laboratórios, muitos profissionais sofrem com problemas em drivers, com dificuldades para conectar equipamentos e sistemas, com falta de suporte e demora no desenvolvimento de novos drivers. A Matrix oferece drivers atualizados, com excelente operacionalidade, seguros e homologados. Temos contato direto com todos os fabricantes de instrumentos, o que nos permite desenvolver e testar os drivers com bastante agilidade. O tempo médio de desenvolvimento de um novo driver é de apenas algumas horas e mais um período para testes diretamente nos equipamentos.

Nós já fizemos mais de 600 drivers de instrumentos laboratoriais e mais de 150 drivers para comunicação com diferentes softwares da área de saúde.

Como o Time de Produtos aprimora as ferramentas?

Atualmente, o carro-chefe da Matrix — o sistema Matrix Diagnosis — disponibiliza atualizações mensais, incluindo funcionalidades inéditas. Para isso, basta que os usuários atualizem o sistema com periodicidade, para terem acesso às inovações constantes. Novas funcionalidades ou novos módulos, são frutos do estudo permanente entre a Matrix e os seus clientes.

A definição clara do que deve ser um produto de software e o planejamento da evolução do mesmo, é fundamental para garantir o atendimento robusto aos clientes e acompanhar a evolução dos processos que o produto deve atender.

O Setor de Produtos é responsável por definir os produtos da Matrix, entendendo as principais necessidades de nossos clientes e definindo as funcionalidades a serem implementadas em nossos sistemas, para aumentar o valor oferecido por eles.

Tags:

informática, Matrix

Compartilhe: