
Por Milena Tutumi
A tecnologia é o meio que a Concent encontrou para entregar ao setor de diagnóstico laboratorial o que ele precisa: praticidade, inteligência, segurança, eficiência nas operações e, principalmente, gestão empresarial.
Flávio Torres, Head Comercial e Marketing da empresa define o software como um caminho para acessar as informações mais estratégicas que vão apoiar as tomadas de decisão mais assertivas: “Sem isso é grande a possibilidade de perder espaço no mercado”, visualiza.
Torres destaca que a Concent é sustentada por três pilares: gestão, qualidade e automação. O foco do sistema é apoiar o laboratório de forma integral, oferecendo controle total dos processos a partir dos recursos operacionais presentes no LIS.
Além disso, no âmbito da gestão empresarial, o software oferece uma gama completa de ferramentas, abrangendo desde o controle financeiro até o gerenciamento de compras e estoque, com integrações perfeitas com parceiros. Isso proporciona uma solução completa e integrada para otimizar todos os aspectos do negócio.
“Ter um sistema como um LIS laboratorial, hoje é uma obrigatoriedade para os laboratórios, já que precisam ter requisitos básicos para atenderem às legislações. O Concent vai além, agregando conceitos e valores de inovação, focando na melhoria contínua”, acrescenta Fabiana Rui, Gerente de Processos e Qualidade.
O panorama atual dos laboratórios mostra que, ao contrário de alguns anos atrás, quando os gestores eram os seus fundadores, ou seja, bioquímicos e biomédicos em sua maioria, com uma visão muito mais voltada à qualidade técnico-científica, houve uma mudança de comportamento.
Com as aquisições constantes e a chegada de uma nova geração às gestões, hoje os negócios apontam para uma direção mais estratégica, em que o laboratório se fundamenta sobre bases de empreendedores e analistas, que sabem se beneficiar da tecnologia aliada ao Business Intelligence (BI).
Business Intelligence e automação
Um recurso que merece destaque são os dados gerados, que possibilitam uma gama de possibilidades para apoiar os gestores. O Concent fornece mais de 290 indicadores, como TAT, churn rate, taxa de retenção de cliente e LTV (Lifetime Value), entre outros.
Em outro viés, a automação se tornou indissociável aos laboratórios. E a Concent absorveu esse conhecimento para oferecer diversos recursos que permitem ao laboratório a redução significativa no tempo de trabalho, a diminuição de erros e mais agilidade na entrega dos resultados. “Fazemos todas as interfaces, atuando em várias frentes para disponibilizar o resultado da forma mais segura e rápida ao cliente na ponta”, explica Torres.
Um olhar individual para a gestão da qualidade
Em 2020, a empresa deu um salto significativo nos negócios, investindo no fortalecimento da marca e na expansão. As ações impactaram por todo o país, consolidando a sua presença em mais de 400 cidades, com quase duas mil unidades laboratoriais operando o sistema Concent.
Nesse mesmo período, a percepção de mercado dos seus cinco sócios fez com que lançassem um sistema específico para a gestão da qualidade, o QUAENT. Independente do Concent, a solução foi desenvolvida para organizar e oferecer as informações da gestão na palma da mão.
“O QUAENT chegou para estabelecer uma cultura da qualidade dentro dos laboratórios, servindo também para mudar o posicionamento dos colaboradores em relação ao tema”, enfatiza Flávio Torres. Para a Gerente da Qualidade, o software reflete o modo da Concent em conduzir os seus relacionamentos com os clientes: “Não vendemos software, nós nos mantemos ao lado do cliente para apoiá-lo em sua gestão e crescimento”.
Pessoas: os maiores “ativos” da Concent
Em 2007, a Concent surgiu na cidade de Londrina (PR), com profissionais especialistas no setor, conhecedores de todas as dores e necessidades das operações rotineiras e também da gestão empresarial.
Nesses 16 anos de mercado, acumularam experiência e também um time multidisciplinar de especialistas que oferece atendimento e suporte especializado aos clientes, em cada etapa necessária para a implantação e adequação do software.
“O nosso principal ativo é o capital humano. Nossa equipe possui profissionais farmacêuticos, bioquímicos, biomédicos, TI etc.”. Diferente do que se pode esperar de uma empresa de tecnologia, Fabiana Rui se orgulha que a equipe traz pessoas com experiência na bancada de laboratório: “Conseguimos ser especialistas e falar a mesma língua do cliente”.
Concent em números:
– 446,3 milhões de exames realizados
– 31,6 milhões de vidas impactadas
– 946 Laboratórios e 1.992 unidades
– Presente em 446 cidades
Se ficou com alguma dúvida sobre como a Concent pode elevar a eficiência da sua gestão e apoiar o crescimento sustentável do seu laboratório, confira aqui o que dizem alguns dos seus clientes.