O Hilab é um laboratório de análises clínicas que tem mais de 16 anos de experiência em soluções que humanizam a tecnologia para a saúde

Com a ajuda de tecnologias como a Inteligência Artificial e a Internet das Coisas, o laboratório Hilab consegue entregar exames com laudo assinado por especialistas em minutos.

O Hilab é um laboratório de análises clínicas que tem mais de 16 anos de experiência em soluções que humanizam a tecnologia para a saúde. Com o propósito de tornar a saúde acessível a cada vez mais pessoas, oferta serviços de saúde completos para laboratórios, saúde ocupacional, clínicas, consultórios e farmácias.

Mas diferente de estabelecimentos de saúde tradicionais, a health tech, como o termo sugere, usa a tecnologia para entregar exames confiáveis e com a agilidade necessária para tornar mais ágil a rotina laboratorial e ainda reduzir custos.

Clique aqui para assistir ao vídeo.

Exames rápidos com resultado em minutos

O Hilab trabalha hoje com dois principais dispositivos: um focado em exames rápidos com resultados entre 10 e 30 minutos e outro que faz exames de biologia molecular com resultados em até 1 hora.

Mas a execução de exames com ambos os dispositivos é simples. É preciso apenas coletar algumas gotas de sangue da ponta do dedo do paciente ou um pouco de saliva ou secreção da nasofaringe, dependendo do tipo de exame a ser feito.

Após ser inserida na tira reagente da cápsula de exame que é colocada no leitor Hilab, a amostra do paciente passa por uma reação química e depois é digitalizada e enviada, de forma online e instantânea, ao laboratório central da Hilab, que fica em Curitiba, no Paraná.

O processo para fazer um exame com o Hilab molecular é semelhante, no entanto, para este tipo de exame, a amostra é inserida dentro de um microtubo que contém os reagentes.

Profissionais de saúde recebem e validam o resultado e, em seguida, geram o laudo – que chega para o paciente assinado e pronto para ser levado ao médico. O laboratório que executa a coleta do exame também tem acesso ao resultado pela plataforma online.

Uso da tecnologia na execução dos exames

Os exames da Hilab são rápidos e de alta confiabilidade porque o laboratório usa o conhecimento de especialistas em saúde atrelado a tecnologias como a Inteligência Artificial (IA) e a Internet das Coisas.

Além da análise feita por esses profissionais, a health tech possui uma inteligência própria que também analisa os resultados dos exames e faz uma comparação com os resultados fornecidos pelos profissionais da saúde alocados no laboratório central. Esse processo de dupla verificação aumenta a segurança dos laudos e dados disponibilizados na plataforma online de inteligência.

O laboratório Hilab foi pioneiro na oferta de exames de Covid-19 no Brasil, disponibilizando exames rápidos ao mercado ainda em março de 2020

A tecnologia Hilab foi desenvolvida com o apoio de algumas das maiores empresas de tecnologia do mundo. Seu sistema de Internet das Coisas utiliza tecnologia embarcada Intel e os sistemas de Machine Learning rodam sobre a nuvem Azure, uma das principais tecnologias da Microsoft.

Essa combinação possibilita um atendimento humanizado e exames com os mais altos padrões de qualidade.

Combate à pandemia

O laboratório Hilab foi pioneiro na oferta de exames de Covid-19 no Brasil, disponibilizando exames rápidos ao mercado ainda em março de 2020, logo no início da pandemia. Devido a sua experiência com Testes Laboratoriais Remotos, também tem feito parte de projetos de pesquisa com órgãos públicos em busca da vacina contra o SARS-CoV-2.

Quer saber mais sobre como os exames remotos podem ajudar o seu laboratório? Acesse o site do Hilab!

Tags:

laboratório Hilab

Compartilhe: