A rodada piloto dos novos ensaios acontecerá em julho e foi estruturada conforme as diretrizes da ISO/IEC 17043

O programa para matriz mel inclui dois itens em diferentes concentrações, distribuídos entre análises qualitativas e quantitativas

Entre os produtos apícolas, destaca-se o mel, que integra a alimentação de diferentes faixas etárias. Por isso, é importante realizar análises do mel produzido, para garantir que a qualidade do produto esteja de acordo com o que determina o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Os Laboratórios de Controle da Qualidade de Produtos Apícolas realizam ensaios para identificar se os requisitos de qualidade estão em conformidade com o estabelecido para o consumo humano.

Entre as análises físico-químicas do mel, são contemplados os ensaios:

– Acidez livre e total

– Cinzas

– Cor (Escala Pfund)

– Hidroximetilfurfural

– pH

– Reações de Fiehe e Lund

– Umidade

Em janeiro deste ano, a Controllab – maior provedor de controle de qualidade do Brasil e da América Latina – promoveu o Ensaio de Proficiência (EP) para análises físico-químicas de Umidade na matriz mel. Em julho, será realizado o EP para avaliar a adequação das demais análises entre os Laboratórios de Ensaios.

A Controllab possui um amplo escopo em controle de qualidade para análises físico-químicas, contemplando diferentes matrizes alimentares. O programa para matriz mel inclui dois itens em diferentes concentrações, distribuídos entre análises qualitativas e quantitativas. A avaliação é disponibilizada por um relatório individual e um perfil público dos resultados (sem a identificação dos participantes) para os inscritos.

O Ensaio de Proficiência (EP) é um dos mecanismos de controle da qualidade dos resultados. Todos os ensaios oferecidos pela Controllab seguem os critérios da ISO/IEC 17043 e a acreditação PEP 0003 é a evidência dessas ações. Ao participar do EP, o laboratório poderá evidenciar a exatidão nas análises e a confiabilidade dos resultados emitidos em sua rotina.

Os interessados em participar da rodada piloto, que será enviada sem custo no dia 26 de julho, podem assinalar participação neste link até o final de junho.

Tags:

Controllab, Ensaio de Proficiência, mel

Compartilhe: