Com o objetivo de contribuir para a validação desses testes, cuja confiabilidade vem sendo alvo de discussões, o controle de qualidade é um aliado fundamental. O Ensaio de Proficiência para SARS-CoV2 (Covid-19) em diferentes metodologias e de procedência nacional já é uma realidade para os laboratórios brasileiros

os sistemas analíticos subsidiam a confiança que o corpo clínico precisa ter nos resultados recebidos

No atual cenário de pandemia, a contribuição e a credibilidade dos exames laboratoriais para Covid-19 vêm sendo amplamente noticiadas. Para aumentar a confiabilidade desses laudos, a Controllab – maior provedor de Controle de Qualidade Laboratorial do Brasil e da América Latina – acaba de lançar o Ensaio de Proficiência para SARS-CoV2 (Covid-19).

A importância do exame laboratorial para a assistência à saúde é amplamente conhecida. Assim sendo, os sistemas analíticos subsidiam a confiança que o corpo clínico precisa ter nos resultados recebidos.

O Ensaio de Proficiência (também conhecido como Controle Externo) realiza um acompanhamento das tendências dos processos (inexatidão), comumente relacionadas a características de linearidade, especificidade, sensibilidade, interferentes e calibração. Essas variáveis são inerentes ao processo de análises e mantê-las sob controle é essencial para não comprometer a qualidade dos laudos laboratoriais.

Ter um controle de qualidade para garantir a confiabilidade dos testes laboratoriais – e de procedência nacional, para evitar os impactos logísticos causados pela pandemia – colabora para o fortalecimento do sistema de saúde brasileiro.

A iniciativa da Controllab foi sem custos para o grupo de laboratórios que registraram interesse por meio de uma enquete. Mesmo com a alta demanda por esse controle e o elevado custo de produção do serviço, o provedor optou por manter para esse grupo a gratuidade na primeira rodada.

Agora o Ensaio de Proficiência está disponível para inscrição dos laboratórios que utilizam sistemas RT-PCR em Tempo Real, imunocromatográficos, ELISA  e Quimioluminescência, tanto para antígeno quanto para anticorpo.

Esse novo programa segue os critérios da ABNT NBR ISO/IEC 17043. A Controllab é acreditada pela Coordenação Geral de Acreditação (Cgcre/Inmetro), sob o n.º PEP 0003, de acordo com o escopo publicado aqui.

Os controles de qualidade laboratorial oferecidos pela Controllab ajudam o laboratório a obter o reconhecimento de médicos e pacientes, quanto à qualidade dos laudos emitidos.

Tags:

Controllab, covid-19, Ensaio de Proficiência para SARS-CoV2

Compartilhe: