Em meio à disseminação da doença, participar do Ensaio de Proficiência é fundamental para a confiabilidade das análises e avaliação da implantação de rotinas

O Ensaio de Proficiência (EP) segue os critérios da ABNT NBR ISO/IEC 17043 e será enviado no dia 12 de setembro

Recentemente a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que o atual surto de Monkeypox (MPX), ou Varíola Símia, constitui uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII). No Brasil, o Ministério da Saúde comunicou que as notificações já passam de 1350 casos.

Atenta às necessidades do setor diagnóstico, a Controllab, em mais uma iniciativa pioneira, convida os laboratórios a participarem da primeira rodada do Ensaio de Proficiência para a Monkeypox (MPX).

O Ensaio de Proficiência (EP) segue os critérios da ABNT NBR ISO/IEC 17043 e será enviado no dia 12 de setembro. A rodada será sem custos para os laboratórios que assinalarem seu interesse neste link.

Os casos suspeitos precisam ser rapidamente identificados para evitar a disseminação da doença. Os laudos laboratoriais precisos contribuem para diagnósticos eficientes e isolamento imediato do paciente.

As rotinas laboratoriais precisam de monitoramento contínuo e avaliação periódica desse acompanhamento, pois desempenham um papel fundamental nos principais processos de detecção, avaliação, resposta, notificação e monitoramento de eventos de saúde pública.

O Ensaio de Proficiência, também conhecido como Controle Externo da Qualidade, é uma ferramenta de controle de qualidade eficaz para determinação do desempenho analítico do laboratório e requisito necessário para os processos de acreditações laboratoriais (ISO 15189, ISO 17025, PALC-SBPC/ML, DICQ-SBAC, etc) e órgãos regulamentadores.

Participe!

Tags:

Controllab, Ensaio de Proficiência (EP), surto de Monkeypox (MPX)

Compartilhe: