Empresa participará de mesa redonda com o tema “Rastreabilidade metrológica dos exames laboratoriais em perspectiva”, trazendo discussões com especialistas de diferentes entidades

O evento Metrologia 2021, realizado pela Sociedade Brasileira de Metrologia (SBM), Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD) e o Inmetro acontecerá entre os dias 18 e 21 de outubro. Nele ocorrerão seis atividades simultâneas na área, o que inclui o 11º Congresso Brasileiro de Metrologia.

A Controllab, maior provedor de Controle de Qualidade da América Latina, iniciará sua participação no dia 20 de outubro, em mesa redonda no Congresso Brasileiro com o tema “Rastreabilidade metrológica dos exames laboratoriais em perspectiva”.

Representando a empresa, Rafael Lopes, gestor de Serviços, participará da atividade com a seguinte discussão “Cenário de Comparação Interlaboratorial frente a Rastreabilidade Metrológica”, mostrando o impacto da ausência da rastreabilidade dos sistemas analíticos nas estatísticas do Ensaio de Proficiência (EP).

“A rastreabilidade metrológica ainda é pouco discutida na comunidade laboratorial, especificamente no segmento humano, embora ela seja um fator fundamental na seleção dos conjuntos analíticos. Mostrar a importância dessa informação nos resultados da comparação laboratorial será enriquecedor para reflexão do setor”, comenta Rafael Lopes.

“Outro ponto importante que esses dados da comparação vão evidenciar é que, embora haja diferentes ferramentas para o controle de qualidade, entre elas o MRC (Material de Referência Certificado) que é pautado na rastreabilidade metrológica, uma ferramenta de qualidade não substitui a outra. Elas são complementares. Os dados do EP vão evidenciar que outros tipos de controle não possuem a sensibilidade suficiente que o EP tem para mostrar o resultado do processo”, finaliza o Gestor.

Marcelo Medeiros (Inmetro) será o coordenador da mesa. Além de Rafael Lopes, a atividade contará com a presença de Luiz Alberto dos Santos Lima (Vice-Presidente de Produção – Biomanguinhos) e Luisane Vieira (SBPC/ML).

O evento Metrologia 2021, tem como tem como objetivo geral colaborar para o desenvolvimento da Metrologia, por meio da apresentação de trabalhos técnicos e apresentação de palestras com contribuições significantes e atuais na área. Além disso, a mesa redonda será uma ótima oportunidade para discussão desse atual e importante tema.

A atividade será online e acontecerá das 16h às 18h no dia 20 de outubro. As inscrições podem ser realizadas por meio deste link.

Tags:

Controllab, Metrologia 2021, Rastreabilidade metrológica dos exames laboratoriais

Compartilhe: