O Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (Lacen/SC) completa 70 anos em 2021 e, para celebrar esse período, diversas atividades estão em curso

O Lacen/SC celebrará mais um ano de sua trajetória e, entre as ações de comemoração, destacam-se palestras que contribuem para o aprimoramento dos seus servidores da unidade. Um dos parceiros convidados é a Controllab, maior provedor de controle de qualidade do Brasil e da América Latina, que ministrará uma palestra no dia 19 de julho.

No encontro, a Controllab marcará presença falando sobre o Ensaio de Proficiência (EP) e seu funcionamento. Com o tema “Boas práticas na análise de dados do Ensaio de Proficiência”, serão discutidas as responsabilidades do provedor, a avaliação dos resultados e como analisar os dados, visando a confiabilidade dos laudos.

O Ensaio de Proficiência, também conhecido como Controle Externo da Qualidade, utiliza a comparação mercadológica para a identificação de tendências que não são percebidas de outra forma. O Programa é responsável por levar informações importantes para a rotina dos laboratórios, tais como identificar falhas e possibilitar a tomada de ações corretivas ou preventivas.

“Para garantir um melhor aproveitamento dos benefícios que o EP pode fornecer, é importante que os resultados sejam analisados criticamente. Discutir essas análises com a Equipe Lacen/SC é uma oportunidade ímpar de troca de experiência com esses profissionais”, explica Juliana Barroso, analista técnica da Gestão de Serviços da Controllab, que conduzirá o encontro.

O Lacen é um centro de referência estadual de conhecimento técnico em diagnósticos laboratoriais nas áreas de Vigilância Ambiental, Epidemiológica e Sanitária. Comemorar sua trajetória com atividades edificantes e de aprimoramento para os seus profissionais, reforça o compromisso da instituição com o cidadão.

Tags:

Controllab, Ensaio de Proficiência (EP), Lacen/SC

Compartilhe: