Empresa marcará presença no workshop da Remeq-I, que compõe uma das atividades do evento e tem o objetivo de promover a troca de experiências, a colaboração técnica e a integração dos interesses

A Sociedade Brasileira de Metrologia (SBM), o Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD) e o Inmetro realizarão o evento “Metrologia 2021”, entre os dias 18 e 21 de outubro. O evento contará com seis atividades simultâneas na área.

Neste evento, acontecerá o VI Workshop da Rede de Metrologia Química do Inmetro (Remeq-I). Esta atividade visa reunir os diversos profissionais da metrologia química no Brasil com o objetivo de promover a integração de interesses, troca de experiências e a colaboração técnica.

Duas mesas redondas integrarão esse workshop. A Controllab participa na segunda do dia, com o tema “Ferramentas metrológicas para a qualidade do diagnóstico in vitro da Covid-19”. O gerente de Ensaios Químicos, Vinícius Dias, participará de uma discussão sobre a produção de Materiais de Referência (MR) e oferecimento de Ensaios de Proficiência (EP) como ações para a garantia da qualidade dos diagnósticos da Covid-19.

“A Controllab foi pioneira nos controles para Covid-19. A agilidade, o pioneirismo e o comprometimento para com os laboratórios fizeram com que o provedor conquistasse o primeiro reconhecimento NBR ISO/IEC 17043 para os principais métodos. Compartilhar sobre essa trajetória, que envolveu vários desafios, entre eles desenvolver o controle de qualidade para Covid-19 enquanto o próprio setor aprendia com o diagnóstico da doença, será enriquecedor para os participantes da mesa”, comenta Vinícius Dias.

Nesta atividade, além da Controllab, estarão presentes o PNCQ, Inmetro e o Banco de Células do Rio de Janeiro. Cada um dos participantes fará uma pequena apresentação de dez minutos, para que no final, haja uma discussão entre os mesmos, abrindo a palavra aos expectadores para perguntas.

Por que participar do workshop?

Coordenado pela Dr.ª Áurea Valadares, o workshop terá foco na produção de padrões/Materiais de Referência e na organização de comparações interlaboratoriais/Ensaios de Proficiência. Além disso, a atividade visa levantar as principais dificuldades enfrentadas para que a Remeq-I encontre soluções e parcerias que possam ajudar os laboratórios a superá-las.

A Rede de Metrologia Química do Inmetro (Remeq-I) tem a missão de contribuir para a confiabilidade nas medições em química no país, disseminando a cultura da metrologia, promovendo o desenvolvimento e uso de Material de Referência, Material de Referência Certificado, o provimento de Ensaios de Proficiência e a cooperação entre seus integrantes para proporcionar ao setor produtivo condições para melhorar a qualidade dos produtos e serviços.

O Workshop será virtual e a mesa redonda com a participação da Controllab acontecerá das 17h às 18h30 no dia 21 de outubro de 2021. As inscrições podem ser realizadas por meio deste link.

Tags:

Controllab, Metrologia 2021, metrologia química

Compartilhe: