O novo sistema de quimiluminescência Maglumi já possui este marcador disponível em seu menu de testes

No dia 4 de fevereiro comemora-se o Dia Mundial de Combate ao Câncer que foi criado pela União Internacional de Controle do Câncer (UICC) com o intuito de mobilizar pessoas e organizações para reforçar a importância de adoção de hábitos saudáveis, atitudes de prevenção, diagnóstico precoce e tratamento, fundamentais para o controle da doença.

A Organização Mundial da Saúde estima que no ano de 2030, o câncer será responsável por afetar 13.1 milhões de pessoas, causando prejuízo econômico, sem falar nos custos emocionais e psicológicos.

No Brasil, o câncer de pulmão é o segundo mais comum em homens e mulheres, sendo o primeiro em todo o mundo desde 1985, tanto em incidência quanto em mortalidade.

O câncer de pulmão é uma doença definida como consequência de alterações celulares e crescimento desordenado em tecidos do pulmão. Tem o tabagismo como principal característica associada, comum em 85% dos pacientes diagnosticados.

O seu diagnóstico nem sempre é fácil, principalmente nos estágios iniciais, havendo muitas vezes a necessidade da utilização de métodos mais invasivos.

A utilização de novos marcadores, como o Cyfra 21-1, contribui de forma significativa para o diagnóstico e diferenciação de doenças malignas e benignas do pulmão, sendo um dos marcadores tumorais mais sensíveis.

O Cyfra 21-1 é um antígeno formado por um fragmento da citoqueratina 19 (proteínas epiteliais) presente em amostras de soro. Ainda que presente em todos os fluidos corporais, seu maior destaque é no pulmão. Este marcador permite diferenciar doenças benignas de doenças malignas do pulmão sendo altamente sensível para carcinoma de células escamosas, especialmente como fator de malignidade.

O novo sistema de quimiluminescência Maglumi, composto por cinco modelos de equipamentos para diferentes tamanhos de rotinas, já possui este marcador disponível em seu menu de testes.

Para mais informações: vyttra.com

Fontes:

www.inca.gov.br

www.paho.org

Tags:

câncer de pulmão, Cyfra 21-1, marcadores tumorais, sistema de quimiluminescência Maglumi

Compartilhe: