Teste genômico, realizado por startup americana, usa coleta simples de sangue para identificar em até 48 horas o tipo de patógeno (bactéria, vírus ou fungo) e beneficiar pacientes imunocomprometidos do risco de doenças infecciosas graves, e suas consequências

É usado sequenciamento de nova geração e metodologia de metagenômica para identificar o agente da infecção, por meio da análise do DNA do patógeno

Pacientes submetidos a transplantes, implantes, tratamentos de câncer ou de pneumonias, entre outras doenças graves, em hospitais, podem ter seu sistema de defesa comprometidos; aumentando o risco de contrair infecções por bactérias, vírus e/ou fungos. “Hoje, a tecnologia disponível para identificar a origem da infecção não é tão precisa e, às vezes, vários testes são necessários para fechar o diagnóstico. Mas, tempo nessa dinâmica é crucial para salvar a vida do paciente”, explica Gustavo Campana, diretor médico da Dasa.

Para agilizar o diagnóstico e orientar assertivamente o médico para a tomada de decisão sobre a conduta terapêutica mais eficiente para cada paciente, a Dasa anuncia a parceria com uma startup americana, a Karius, para oferecer via GeneOne, seu laboratório de genética, com exclusividade no Brasil, um teste genético específico para o diagnóstico de doenças infecciosas. O teste Karius foi lançado esse ano nos EUA e é capaz de identificar mais de mil tipos de patógenos (bactérias, vírus e/ou fungos) por meio de uma simples coleta de sangue.

O Karius é um teste genômico de alta sensibilidade que evita análises desnecessárias, intervenções invasivas (como biópsias, por exemplo) e o uso excessivo de antibióticos, poupando o paciente de dor e oferecendo tratamentos mais direcionados e assertivos. “Usamos sequenciamento de nova geração e metodologia de metagenômica para identificar o agente da infecção, por meio da análise do DNA do patógeno”, conclui Campana.

Revolução no cenário das doenças infecciosas

O anúncio da parceria para oferta do teste no Brasil é reforçado pelo CEO da Karius, Mike Kertesz. “A Karius é uma das primeiras empresas do mundo a trazer para a comunidade médica um teste validado e confiável para o diagnóstico de agentes infecciosos por meio de uma abordagem imparcial e baseada em sequência”, completa.

Para GeneOne é uma oportunidade de transferência de tecnologia, sobretudo considerando que o teste vai direcionar com precisão a conduta médica, e de diminuição de custos. “O custo médio hoje para tratar um paciente com antifúngico é de R$ 5 mil/dia”; enfatiza Emerson Gasparetto, vice-presidente da área médica da Dasa. “A parceria nos permitirá trazer para o Brasil as abordagens mais inovadoras no diagnóstico de agentes infecciosos, oferecendo aos médicos ferramentas novas e úteis para melhor atender seus pacientes”, finaliza Gasparetto.

Sobre GeneOne: GeneOne é o laboratório de genética da Dasa, líder em medicina diagnóstica no Brasil, maior empresa do setor na América Latina e 5ª maior no mundo, e está disponível nos mais de 700 laboratórios da marca. Com foco na medicina personalizada e amplo portfólio de testes genéticos, GeneOne investiga predisposição a doenças raras e hereditárias, as denominadas variantes germinativas (células herdadas que aumentam a predisposição para desenvolvimento de doenças) e, também, avaliação de perfil tumoral, com análise de variantes somáticas (erros de divisão celular acumulados ao longo da vida e causados por fatores externos que alteram a genética celular).

Com equipe multidisciplinar altamente especializada, atua nas áreas de Oncogenética, Cardiogenética, Neurogenética e Doenças Raras. O corpo clínico é formado por médicos geneticistas, patologistas clínicos, biologistas, biomédicos moleculares e bioinformatas que coletam, interpretam e analisam os dados gerados no sequenciamento. Para garantir clareza em relação aos resultados dos exames, o corpo científico faz assessoria em genética médica para médicos prescritores. Equipada com metodologias de última geração, GeneOne segue rigorosos padrões internacionais de qualidade e mantem parcerias inclusive para a produção de estudos de ciência básica, clínica e translacional.

Sobre a Karius, Inc: A Karius é uma empresa de ciências biológicas focada na transformação de diagnósticos de doenças infecciosas em genômica, usando sequenciamento de próxima geração para analisar o DNA livre de células microbianas. O laboratório Karius é certificado pelo CLIA e credenciado pelo CAP para realizar testes laboratoriais clínicos de alta complexidade. A plataforma de genômica da empresa e o banco de dados de patógenos oferecem uma visão profunda do panorama microbiano, oferecendo aos médicos um teste abrangente e quantitativo capaz de identificar mais de mil patógenos diretamente do sangue.

Tags:

Dasa, doenças infecciosas, GeneOne, Karius, teste genético

Compartilhe: