Laboratório de apoio investe em tecnologias e desenvolve soluções digitais que facilitam a rotina dos clientes

Há poucos meses, o DB Diagnósticos anunciou grandes mudanças e investimentos altos em estruturas, capacidade produtiva e avanços tecnológicos. Com o objetivo de otimizar os processos, automatizar os fluxos que ainda são manuais e investir pesado em dados e análises preditivas, o laboratório de apoio se desenvolve cada vez mais na era digital.

Um dos grandes anúncios envolvendo essas mudanças é o novo Guia de Exames do DB Diagnósticos, uma plataforma dedicada às informações sobre os testes ofertados. O Guia de Exames é muito comum em grandes laboratórios, principalmente nos de abrangência nacional e que atuam no mercado B2B. Esse guia é uma fonte de pesquisa essencial para os clientes, como laboratórios de atendimento ao paciente, clínicas e hospitais.

Informações como prazo, metodologia, material utilizado na coleta e informações úteis para a interpretação do laudo ­fazem parte do conteúdo disponibilizado na plataforma. Mas agora o DB dá um passo maior. O Guia de Exames ofertado pelo laboratório promete ser uma plataforma muito mais completa, ofertando mais do que apenas informações para laboratórios, pois envolve também o cliente final.

“O nosso intuito foi desenvolver um produto mais intuitivo e integrado, aumentando a quantidade e melhorando a qualidade das informações o máximo possível. Assim, todos conseguem ter acesso a várias informações pertinentes em um único espaço, de forma fácil e organizada”, diz Christian Roberto da Silva, coordenador do setor de TI do DB.

No fim de 2020, o projeto começou a ser desenvolvido pela área, que pensou em cada detalhe e analisou os pedidos pertinentes dos setores internos do DB e também dos clientes, avaliando a melhor forma de inseri-los no Guia que já existia. “O Guia de exames passou por um upgrade enorme, um trabalho em conjunto, envolvendo várias pontas. Foi preciso alinhar a importância de cada alteração e dedicar atenção a detalhes específicos de apenas alguns exames, como os testes de Biologia Molecular, que ganharam a informação de qual gene do DNA é investigado em cada análise. Dado que não é comum em exames de Toxicologia, por exemplo”, explica o coordenador.

Ao todo, foram mais de dez melhorias implementadas. Entre elas, estão campos, como o de “Especialidade”, em que é possível identificar a quais áreas médicas os testes estão relacionados, como Oncologia, Pediatria e afins.

Ainda é possível ressaltar a inclusão de referências, termos e palavras ocultas que fortalecem a busca e a inclusão de tabelas com as codificações TUSS (padronização de nomenclatura do sistema privado de saúde), TISS (padronização de nomenclatura da ANS), CBHPM (código padrão para consultas médicas, que garante a integridade do exame selecionado) e Rol da ANS (tabela obrigatória de exames que os planos de saúde devem cobrir).

Também é possível encontrar informações das doenças diagnosticadas e dos exames relacionados com a pesquisa. “Transformamos o Guia de Exames do DB em um produto que pode ser utilizado também pelos pacientes, em seus computadores ou smartphones. O objetivo é trazer, de forma clara e transparente, dados que são relevantes para a vida da população brasileira”, finaliza Christian.

O Guia de Exames é só uma das novidades previstas este ano para o DB. O laboratório pretende reformular portais e aplicativos, trazendo a visão do cliente para dentro do negócio e potencializar as experiências do usuário. O diretor-comercial do grupo, Tobias Thabet Martins, diz que a empresa passa agora por uma nova fase. “Com 10 de história, chegou a hora de o DB pensar além. Queremos trazer cada vez mais novidades aos nossos clientes. Os projetos são grandes e vamos levar inovação e soluções digitais aos parceiros”, afirma.

O acesso ao Guia pode ser feito por meio do site do DB Diagnósticos.

Tags:

DB Diagnósticos, Guia de Exames

Compartilhe: