O Xpert HIV-1 Viral Load é um teste quantitativo para o monitoramento da infecção pelo vírus HIV-1

Com o teste Xpert® HIV-1 Viral Load da Cepheid, já é possível liberar o resultado da carga-viral HIV-1, no mesmo dia, sem precisar esperar acumular amostras.

O diagnóstico rápido para determinação da carga viral em paciente com HIV/AIDS traz muitos benefícios na qualidade de vida do paciente. Com a possibilidade de ter o resultado no mesmo dia, os médicos podem tomar melhores decisões clínicas, como por exemplo, ajustes na terapia e até mesmo ajudar a reduzir a resistência aos medicamentos.

O Xpert HIV-1 Viral Load é um teste quantitativo para o monitoramento da infecção pelo vírus HIV-1. O teste é totalmente automatizado, incluindo extração de RNA, purificação, transcrição reversa e quantificação em tempo real de cDNA em um cartucho totalmente integrado.

Inovação em virologia para a detecção de carga viral HIV-1.

Redefinindo o simples:

– Fácil, rápido e sob demanda

– 1 mL de plasma

– 90 minutes

– Limite de detecção de 40 cp/mL

A OMS (Organização Mundial de Saúde) estima que 35 milhões pessoas em todo o mundo vivem atualmente com HIV/AIDS.1

Hoje, a quantificação da concentração do HIV-1 RNA no plasma (conhecida como Carga Viral) por diagnóstico molecular foi estabelecido como o padrão para os cuidados na avaliação do paciente HIV positivo e para avaliação da resposta à terapia antirretroviral (ARV).

A avaliação dos níveis de carga viral é um forte preditor da taxa de progressão da doença e, por si só ou em combinação com contagem de células T CD4, tem grande valor prognóstico.2,3

Os testes existentes para avaliação da carga viral do HIV-1 são complicados de usar, exigem configurações técnicas complexas e necessidade de técnicos altamente treinados para operar. Estes sistemas complexos requerem manutenção diária para evitar problemas de contaminação e não possibilitam flexibilidade necessária para fornecer respostas rápidas ao médico quando necessário.

A necessidade de um teste rápido de HIV carga viral com flexibilidade para adaptar-se a quaisquer requisitos e acesso aleatório para amostras urgentes é mais do que necessário para oferecer um atendimento individualizado e melhor atender o paciente.

Referências

1 – WHO Global summary of the AIDS epidemic 2013. WHO – HIV Department July 21, 2014.

2 – Katzenstein DA, et all. The relation of virologic and immunologic markers to clinical outcomes after nucleoside therapy in HIV-infected adults with 200 to 500 CD4 cells per cubic millimeter. AIDS Clinical Trials Group Study 175 Virology Study Team. N Engl J Med. 1996 Oct 10;335(15):1091-8.

3 – Saag MS, et al. HIV viral load markers in clinical practice. Nat Med. 1996 Jun; 2(6):625-9.

Tags:

Cepheid, Xpert® HIV-1 Viral Load

Compartilhe: