“Seja solidário. Doe sangue. Compartilhe vida” é o tema da campanha deste ano da OMS

Tubo para Sorologia Vacuette®, utilizado para testes como de Hepatite, Sífilis e HIV

Todos os anos desde 2004, a Organização Mundial da Saúde (OMS) comemora o Dia Mundial do Doador de Sangue em 14 de junho. O dia foi escolhido em homenagem a data de nascimento do austríaco Karl Landsteiner, médico e biólogo responsável pela descoberta dos tipos sanguíneos e do fator RH.

Na época, ele identificou o tipo A, B e O. Posteriormente, outros cientistas identificaram o tipo AB.

Ao descobrir que os seres humanos apresentam diferentes grupos sanguíneos, Landsteiner abriu caminho para a transfusão sanguínea e também para o aprofundamento das pesquisas na área.

O Dia Mundial do Doador de Sangue conscientiza em todas as partes do mundo sobre a importância das doações voluntárias realizadas regularmente, além de valorizar e agradecer aos doadores. O tema da campanha da OMS deste ano é “Seja solidário. Doe sangue. Compartilhe vida”.

Tubo de EDTA Vacuette®, utilizado para Tipagem Sanguínea

Alguns dos requisitos básicos para doar sangue, de acordo com a Fundação Pró-sangue, são: ter entre 16 e 69 anos (sendo que a primeira doação deve ter sido realizada até os 60 anos); pesar, no mínimo, 50 quilos; e estar em boas condições de saúde. Entretanto, alguns impedimentos definitivos impossibilitam a doação.

Por isso, exames como o de Hepatite B e C Sífilis, HIV, HTLV e Doenças de Chagas são obrigatoriamente realizados e têm como objetivo qualificar o sangue do doador.

A Greiner Bio-One parabeniza todos os doadores de sangue pelo gesto solidário. Compartilhe vida você também!

Tags:

Dia Mundial do Doador de Sangue, Greiner Bio-One

Compartilhe: