Wama Diagnóstica disponibiliza kit que pode detectar o vírus da dengue em até 24h após a infecção

A Wama Diagnóstica, empresa líder de testes rápidos no mercado brasileiro, possui mais um aliado no diagnóstico da dengue, arbovirose transmitida pelo mosquito Aedes aegypti: o kit Imuno-Rápido Dengue NS1. O teste que utiliza a metodologia imunocromatográfica faz a detecção qualitativa do antígeno NS1 com a finalidade de identificar precocemente indivíduos com infecção pelo vírus da dengue.

Devido à alta morbidade e mortalidade, a dengue é considerada uma das mais importantes doenças virais. Ela se concentra principalmente em áreas tropicais e subtropicais do mundo, sendo que as epidemias ocorrem durante ou imediatamente após períodos chuvosos. A Organização Mundial da Saúde estima que 3 bilhões encontram-se em áreas com risco de contrair dengue no mundo. No Brasil, com a chegada do verão, época em que ocorrem mais casos de infecção, a atenção à dengue deve ser redobrada.

Os sintomas clínicos, muitas vezes confundidos aos de uma gripe forte, são caracterizados por febre alta e repentina (39°C a 40°C), seguida de cefaleia, mialgia, prostração, artralgia, dor retro-orbital, astenia, anorexia, náuseas, vômitos, exantema e prurido cutâneo. A forma mais grave da doença, a Dengue Hemorrágica, ocorre em 2 a 4% dos indivíduos reinfectados e pode levar à morte. A dengue é causada por um Flavivirus, pertencente à família Flaviviridae e apresenta quatro sorotipos conhecidos (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4). O vírus possui três proteínas estruturais: proteínas de membrana (M), core (C) e do envelope (E) e, sete proteínas não estruturais: NS1, NS2a, NS2b, NS3, NS4a, NS4b e NS5.

A NS1 é uma glicoproteína não estrutural comum aos quatro sorotipos, que é essencial à replicação viral. Durante a fase aguda da infecção, a NS1 é encontrada circulando no soro de pacientes em concentrações detectáveis por métodos imunológicos. Atualmente é considerada como um marcador de infecção pelo vírus da dengue antes mesmo do aparecimento dos anticorpos das classes IgM e IgG, permitindo detecção precoce do vírus 24 horas após o início dos sintomas, além de ser encontrado nas infecções primárias e secundárias.

Estudos comparativos entre os testes de detecção do NS1 e os de biologia molecular RT-PCR mostram uma excelente correlação na detecção dos quatro sorotipos do vírus da dengue após 24 horas do início dos sintomas. Além disso, o teste não apresenta reações cruzadas com outros Flavivirus, permitindo o diagnóstico rápido e diferencial de outras doenças que se manifestam com quadros febris semelhantes. O teste NS1 é bastante útil na confirmação diagnóstica, oferecendo oportunidade de início rápido do tratamento e, consequentemente, diminuição da mortalidade por complicações da doença.

O kit Imuno-Rápido Dengue NS1 da Wama é um teste imunocromatográfico altamente sensível e específico para detecção qualitativa do antígeno NS1 em sangue total, soro ou plasma humano, com a finalidade de identificar precocemente indivíduos com infecção pelo vírus da dengue. Dessa forma, a Wama Diagnóstica oferece a seus clientes mais um kit garantido pelo rígido controle de qualidade ao qual o produto é submetido, justificando assim sua crescente participação no cenário nacional e internacional.

Tags:

Antígeno NS1, kit Imuno-Rápido Dengue NS1, metodologia imunocromatográfica, Wama Diagnóstica

Compartilhe: