O conhecimento das alterações moleculares que levaram ao desenvolvimento de uma neoplasia mieloide é fundamental para a definição terapêutica de cada paciente

Para auxiliar no diagnóstico, estratificação prognóstica e definição terapêutica em hematologia, o Laboratório de Genética Molecular e Bioinformática do Hospital Israelita Albert Einstein passou a oferecer o Painel Mieloide, um teste que utiliza a tecnologia de sequenciamento de DNA de nova geração e detecta alterações em 38 genes associados ao desenvolvimento de neoplasias mieloides como leucemia mieloide aguda, mielodisplasias e síndromes mieloproliferativas.

Além de uma metodologia própria de análise, o teste apresenta um laudo informativo, com a interpretação da relevância clínica de cada mutação encontrada e ainda aponta os medicamentos com potencial benefício clínico. Isso auxilia os médicos no momento de tomar decisões clínicas. Esse teste tem um valor mais acessível quando comparado com outros da mesma categoria.

Fazem parte do grupo de neoplasias mieloides as leucemias mieloides agudas (LMA), leucemias mielomonocíticas crônicas (LMMC), leucemia neutrofílica crônica (LNC), leucemia mieloide crônica atípica (LMCa), policitemia vera (PV), mielofibrose primária (MF), trombocitemia essencial (TE), síndromes mielodisplásicas (SMD), entre outras. Embora possam ocorrer em qualquer idade, a maioria dos pacientes apresenta o quadro após a sexta década de vida.

“O conhecimento das alterações moleculares que levaram ao desenvolvimento de uma neoplasia mieloide, como leucemia mieloide aguda, por exemplo, é fundamental para a definição terapêutica de cada paciente atualmente. Pacientes com um mesmo diagnóstico apresentam evolução clínica muito diversa a depender das mutações causadoras de sua doença. Esta é a chamada medicina de precisão”, esclarece o médico Hematologista e Patologista Clínico, Dr. Paulo Vidal Campregher, responsável pelo teste. Mais que uma tendência da medicina atual, testes como esse são essenciais para a adequada definição terapêutica em hematologia.

Para informações sobre os testes de Genética Molecular ou ainda sobre o Serviço de Oncogenética, seguem os contatos:

Tel.: (11) 3620-2525

E-mail: lab[email protected]

Tags:

Hospital Israelita Albert Einstein, Painel Mieloide

Compartilhe: