A premiação inclui uma imersão na Digital Health Accelerator da Roche Diagnóstica, em Munique, na Alemanha

O sistema da PreviNEO leva em consideração orientações de conduta das principais entidades médicas e informações de artigos científicos sobre cinco tipos de câncer (próstata, mama, pulmão, cólon e útero)

A PreviNEO é a grande vencedora do Desafio Roche 2019, que buscou parcerias com startups para encontrar soluções personalizadas e inovadoras em saúde. Criada em 2016, a PreviNEO utiliza algoritmos para prevenir, diagnosticar precocemente e reduzir os riscos de incidência dos principais tipos de câncer que ocorrem no Brasil: próstata, mama, pulmão, cólon e útero. Este foi o terceiro ano da iniciativa, feita com a colaboração da Innoscience e da StartSe, e reuniu 116 startups.

Com base no crescente aumento na geração de informações, a Roche buscou tecnologias que centralizem os dados do paciente e possibilitam um diagnóstico mais assertivo dentro do menor tempo possível. O desafio é um programa estruturado no formato Prize Competition, que apresenta as oportunidades e necessidades na busca por resultados. Neste ano, as tecnologias priorizadas foram:

– Dados rastreáveis / cloud

– Soluções escaláveis

– Apps, software, Inteligência Artificial

– Soluções holísticas

De acordo com Tatiana Kim, Gerente de Qualidade Médica da Roche, as três edições do projeto só endossaram e reafirmaram o propósito da companhia. “Como líderes globais em biotecnologia, acreditamos no potencial de transformação da saúde por meio da criação e utilização de conhecimento gerado pelo acesso a dados em larga escala (em profundidade e abrangência), possibilitando cuidados mais personalizados na área médica”, frisou.

A vencedora do Desafio Roche 2019, utiliza a inteligência artificial desde a sua base. O sistema da PreviNEO leva em consideração orientações de conduta das principais entidades médicas e informações de artigos científicos sobre os cinco tipos de câncer (próstata, mama, pulmão, cólon e útero). Depois de avaliar os riscos do paciente, o sistema cria uma estratégia de redução de riscos com exames complementares ou consultas indicadas.

“Como os artigos são publicados diariamente, a solução é constantemente atualizada. Assim, temos chances de prevenir o surgimento de tumores, aumentar a chance de cura com diagnósticos precoces, diminuir a mortalidade e reduzir custos associados a essas doenças”, ressalta Hélio de Oliveira, mastologista e um dos fundadores da PreviNEO.

Como prêmio por ter conquistado o Desafio de Startups, a empresa participará de um programa de imersão na Digital Health Accelerator da Roche Diagnóstica, em Munique, na Alemanha, com acesso a um co-working, interações com executivos da companhia, startups e investidores locais.

Tags:

câncer, Desafio Roche 2019, PreviNEO, startups

Compartilhe: