Pós-graduandos e pesquisadores de qualquer país têm até 23 de junho para se candidatar ao evento, que será realizado na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP

São oferecidas 80 vagas para alunos de pós-graduação e pesquisadores

Estão abertas, até 23 de junho de 2019, as inscrições para a Escola São Paulo de Ciência Avançada em Bases Moleculares das Doenças Inflamatórias, que será realizada de 4 a 14 de novembro na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP).

A organização é do Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias (CRID), um Centro de Pesquisa Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP. O evento também conta com apoio da Fundação por meio da modalidade Escola São Paulo de Ciência Avançada (ESPCA).

São oferecidas 80 vagas para alunos de pós-graduação e pesquisadores, sendo 40 para brasileiros e 40 para estrangeiros. Para manutenção dos estudantes selecionados que venham de outras cidades, estados e países, os benefícios são passagens aéreas e diárias na cidade que sediará a Escola.

O curso tem como objetivo fornecer uma visão aprofundada do que se tem de mais moderno na pesquisa básica e aplicada em inflamação, focando nos aspectos moleculares que são fundamentais para a descoberta de novos alvos que, por sua vez, servem de base para o desenvolvimento de novos medicamentos e terapias.

“As doenças inflamatórias crônicas afetam cerca de 10% da população mundial. Fora esse impacto grande, sabe-se também que muitas doenças, que não têm inflamação como causa clássica – como câncer e doenças cardiovasculares –, têm como consequência uma resposta inflamatória. No câncer, por exemplo, já está bem caracterizado que a inflamação tem papel no desenvolvimento e progressão tumoral”, disse José Carlos Farias Alves Filho, professor da FMRP-USP e coordenador da ESPCA em Bases Moleculares das Doenças Inflamatórias.

De acordo com Alves Filho, a Escola vai focar nas questões moleculares das doenças inflamatórias, fundamentais para a descoberta de novos alvos, medicamentos e terapias.

Entre os palestrantes já confirmados estão Dan Littman, professor da New York University; David Sacks, do National Institutes of Health (NIH); Mauro Teixeira, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Rhian Touyz, da University of Glasgow; e João B. Viola, pesquisador do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Inscrições e informações aqui.

Tags:

Escola São Paulo de Ciência Avançada em Bases Moleculares das Doenças Inflamatórias, medicamentos

Compartilhe: