Európio (Eu) é um elemento químico que faz parte dos lantanídeos na Tabela Periódica e possui número atômico 63. Considerando as propriedades ópticas, o európio é utilizado como marcador de proteínas e aminoácidos. Em sua forma de íon, apresenta grande número de níveis de energia e proporciona emissões desde o infravermelho até o ultravioleta.

Quais as vantagens de utilizar o európio como marcador fluorescente?

Complexos fluorescentes comuns trazem resultados propensos a erros devido a sobreposição entre os comprimentos das ondas estimulantes e ondas emitidas. O európio possui faixas distintas de excitação (333nm) e emissão (613nm) de luz, ou seja, a sobreposição das curvas de leitura não ocorre, gerando um resultado mais preciso.

Outra característica importante do európio é o seu tempo de meia-vida, que é de aproximadamente 0.5 milissegundos. Esse valor é de 10 a 100 vezes maior do que a maioria dos fluoróforos. Desta forma, o európio evita a interferência não específica nas leituras e proporciona resultados mais específicos.

Quais as implicações de se utilizar o európio no laboratório?

Por todas suas características, o európio é mais sensível e gera resultados mais específicos do que os outros complexos fluorescentes. Além disso, os resultados são mais fidedignos, com s uma pequena diferença entre o valor real do analito e o resultado liberado. A tecnologia de imunofluorescência por európio oferece resultados mais rápidos, precisos e que promovem a segurança do paciente.

Como saber se o equipamento fluorescente utiliza o európio?

As informações sobre o uso do európio como marcador fluorescente devem estar descritas nas instruções de uso/bula, bem como no registro do teste da ANVISA. Solicite a seu fornecedor a documentação que comprove que o seu aparelho utiliza o európio como marcador.

No Brasil, algumas marcas grandes possuem tecnologias baseadas em európio, no entanto a linha F-Line da ECO Diagnóstica é a única que comprovadamente utiliza o európio como marcador fluorescente em testes de Point-of-Care (POC).

A Linha F-Line da ECO Diagnóstica é um sistema único no mercado, com estudos comprovados utilizando a tecnologia de európio para medições quantitativas e qualitativas em um menu completo de exames.

 

Para maiores informações: (31) 3653-2025 / [email protected].

Referências:

Zhu, Xiaojing, Wang, Xiaoleijiang, Chongqiu. Spectrofluorimetric determination of heparin using a tetracycline–europium probe. Analytical Biochemistry, v. 341, n. 2, p. 299-307, 2005.

Teixeira, Luciana Dos Santos. Estudos Das Propriedades Ópticas Dos Complexos Európio Tetraciclinas E Suas Aplicações Na Detecção De Lipoproteínas. Graduado, Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares Autarquia Associada à Universidade de São Paulo, 2010.

Luiz, José Eduardo Monteiro De Sá. Estudo Das Propriedades Espectroscópicas De Matrizes De Urânio Dopadas Com Európio. Transferência De Energia Entre O UO22+ E O Eu .3+. Mestre, Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares Autarquia Associada à Universidade de São Paulo, 2007.

Tags:

ECO Diagnóstica, Európio, marcador de proteínas e aminoácidos, point of care

Compartilhe: