Com um maior controle na organização do fluxo do paciente dentro do laboratório é muito mais fácil promover experiências positivas para ele

São muitos os desafios para fidelizar os pacientes no laboratório. Desde o atendimento na recepção até a entrega dos laudos é importante que o laboratório cuide de cada detalhe, afinal, um erro pode fazer com que o paciente não retorne. Mas o que fazer para aprimorar a experiência do paciente no laboratório e fidelizá-lo?

O gestor precisa estar atento a cada detalhe para eliminar obstáculos no atendimento e, para tanto, é preciso ter informações consistentes e em tempo real para minimizar os riscos de tomar decisões equivocadas. Isso é fundamental para que o cliente não tenha uma percepção negativa do atendimento, o que causaria uma péssima experiência.

Informações importantes como quanto tempo o paciente espera na recepção e na coleta ou qual a produtividade de cada recepcionista e cada coletador, podem mostrar indícios de gargalos no processo que devem ser aperfeiçoados para melhorar a experiência do cliente com a sua marca e, consequentemente, fidelizá-lo através de um serviço de valor agregado.

Coletar essas informações manualmente pode ser uma tarefa que toma muito tempo e se torna uma função difícil em meio a tantas atividades da rotina. Contar, então, com a tecnologia para acompanhar e automatizar processos pode ser uma forte vantagem competitiva para melhorar a experiência do paciente em todas as etapas no laboratório. É onde o software laboratorial entra.

A tecnologia a favor do laboratório

Inovações tecnológicas trazem mais facilidade e fluidez para a rotina do laboratório, tornando os processos menos trabalhosos e mais precisos. Com um maior controle na organização do fluxo do paciente dentro do laboratório é muito mais fácil promover experiências positivas para ele.

Clientes Hotsoft, por exemplo, possuem recursos inteligentes que ajudam a personalizar o atendimento na recepção, na coleta e análise dos resultados. Alertas vinculados ao tempo máximo de espera e/ou a quantidade máxima de pacientes na recepção e na coleta, assim como a visão antecipada da produção para a área técnica e a previsão de atrasos na entrega dos resultados, são algumas das características do Painel de Monitoramento, recurso disponível, sem custo adicional, a todos os usuários dessas soluções.

Pensando em auxiliar os laboratórios a aprimorar a experiência do paciente nas fases pré-analítica, analítica e pós-analítica, a Hotsoft produziu o Guia da Experiência do Paciente, com dicas para melhorar a comunicação com o paciente em cada etapa que ele passa no laboratório. Você pode acessar este guia clicando aqui.

Tags:

experiência do paciente, fidelizar os pacientes no laboratório, Hotsoft, software laboratorial

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