O Xpert® Carba-R é um teste molecular para detecção rápida e precisa de bactérias Gram-negativas produtoras de carbapenemases

A Cepheid anunciou hoje que recebeu autorização da Food and Drug Administration (FDA) dos EUA para a extensão de uso do Xpert® Carba-R, teste molecular para detecção rápida e precisa de bactérias Gram-negativas produtoras de carbapenemases.

As alegações adicionais estendem o uso para a análise de amostras de esfregaço perirretal e permitem o uso do teste Carba-R para orientar estratégias terapêuticas para culturas puras.

“Controlar a disseminação de organismos produtores de carbapenemase em ambiente hospitalar requer reconhecimento, vigilância coordenada, atividades eficazes de prevenção de infecção e um forte compromisso na correta prescrição de antimicrobianos”, diz o Dr. Fred C. Tenover, vice-presidente de Assuntos Científicos da Cepheid e ex-diretor do Escritório de Resistência Antimicrobiana do CDC.

“A adição de amostras de esfregaço perirretal para o uso do teste deve facilitar programas de testes de vigilância ativa. Os resultados de Carba-R para estratégias terapêuticas devem aumentar os esforços de manejo antimicrobiano, especialmente em hospitais que lutam com a disseminação de organismos resistentes a múltiplos fármacos”, completou.

A detecção e a diferenciação de pacientes de alto risco com Xpert Carba-R podem alertar aos médicos para a presença de sequências genéticas associadas à não susceptibilidade a carbapenem em bactérias gram-negativas, incluindo Enterobacteriaceae, Pseudomonas aeruginosa e Acinetobacter baumannii.

A detecção e diferenciação rápidas dos genes blaKPC, blaNDM, blaVIM, blaOXA-48, e blaIMP de culturas puras ajudam os médicos a otimizar o manejo do paciente e direcionar a estratégia terapêutica. Os swabs perirretal e retal não se destinam a direcionar a estratégia terapêutica.

Tags:

bactérias Gram-negativas produtoras de carbapenemases, Cepheid, Xpert® Carba-R

Compartilhe: