O Elecsys® HIV Duo O fornece resultados eficientes e seguros por meio da detecção separada do antígeno e dos anticorpos para o HIV

O ensaio Elecsys® HIV Duo é a mais nova solução para triagem de HIV de quarta geração da Roche para o cobas e 801. O teste é um imunoensaio para determinação qualitativa in vitro do antígeno p24 do HIV-1 e dos anticorpos contra HIV-1, incluindo o subgrupo O, e HIV-2 em soro ou plasma humano, com 18 minutos de execução para obter o primeiro resultado e sem a necessidade de utilização de zona cinza.

O Elecsys® HIV Duo O fornece resultados eficientes e seguros por meio da detecção separada do antígeno e dos anticorpos para o HIV – esses sub-resultados (HIV antígeno e anti-HIV) se destinam a auxiliar na seleção do algoritmo de confirmação para amostras reativas. O sistema também liberará um resultado combinado dos dois sub-resultados.

O sistema cobas e 801 possui o portfólio completo para triagem sorológica de doadores de sangue (HIV, hepatite B, hepatite C, Chagas, sífilis e HTLV I/II) e permite a realização de 300 testes imunológicos por hora. De acordo com o gerente de Produto de Doenças Infecciosas, Gabriel Laurentis, o novo ensaio permitirá melhor desempenho e máxima produtividade no diagnóstico de HIV. “Isso faz com que os ensaios confiram mais segurança aos resultados nos laboratórios clínicos e bancos de sangue”, destaca Laurentis.

Atualmente, um dos grandes desafios está relacionado ao aumento das infecções pelo vírus HIV em todo o mundo e já é considerado um dos maiores problemas de saúde pública.1 Em 2017, mais de 37 milhões de pessoas viviam com HIV, sendo que, destas, somente 17 milhões sabiam de seu status sorológico. No mesmo ano, 1,8 milhão havia sido recentemente contaminado e 940 mil indivíduos morreram devido a causas relacionadas com a infecção pelo vírus HIV-2.2

Devido a tal panorama, há sempre a necessidade de inovação nos futuros lançamentos do diagnóstico das doenças infecciosas, a fim de que tragam maior eficácia no diagnóstico de pacientes infectados pelo HIV. Alinhada com essas necessidades globais, a Roche lançou a mais nova solução para triagem de HIV de quarta geração para o cobas e 801: o ensaio Elecsys® HIV Duo.

O grande diferencial é que o ensaio Elecsys® HIV Duo fornece resultados eficientes e seguros por meio da detecção separada do antígeno e dos anticorpos para o HIV. No resultado, o sistema será capaz de liberar três distintos resultados: o sub-resultado individual para o anti-HIV, o sub-resultado individual para o HIV antígeno e um resultado HIV Duo calculado, considerando os dois sub-resultados anteriores.

Esta tecnologia diferenciada de identificação separada do antígeno e do anticorpo garante mais sensibilidade e especificidade ao ensaio Elecsys® HIV Duo quando comparado a outros ensaios de 4ª geração. A sensibilidade clínica do ensaio foi de 100% quando analisadas diferentes amostras confirmadamente reativas para os diferentes grupos do HIV-1 e HIV-2. Bem como ótima especificidade de 99,87% quando analisadas 13.330 amostras de doadores de sangue.3

“Com essa opção, o laboratório terá melhor auxílio na seleção do algoritmo de confirmação para amostras reativas. Isso porque uma amostra reativa somente pelo antígeno HIV não terá resposta reativa em um ensaio confirmatório de western blot. O melhor direcionamento para a confirmação nesse caso será um ensaio de antígeno p24 ou biologia molecular”, explica o gerente de Produto de Doenças Infecciosas, Gabriel Laurentis.

Outro conceito inovador está relacionado ao software do instrumento cobas e 801, que agora disponibiliza uma nova opção denominada cobas e flows. Quando essa configuração é habilitada pelo operador do instrumento, ela permite que o software realize a retestagem automática em duplicata das amostras com resultados inicialmente reativos, garantindo assim a interpretação final dos resultados obtidos a partir das três determinações. O tempo total de execução do ensaio, incluindo a retestagem em duplicata pelo cobas e flows, é de somente 36 minutos, garantindo ao laboratório um fluxo mais rápido na confirmação das amostras reativas e permitindo um diagnóstico mais seguro e gerenciamento otimizado da infecção.

Referências

1. World Health Organization. Global health sector strategy on HIV, 2016-2021.

2. World Health Organization. HIV/AIDS fact sheet, atualizado em Julho de 2018.

3. Instrução de uso Elecsys® HIV Duo 2018-10, V2.1 Português

Esta e outras notícias você encontra na última edição da revista Roche News, basta clicar na imagem abaixo:

Tags:

cobas e 801, Elecsys® HIV Duo, Roche

Compartilhe: