Na próxima quarta, dia 29, às 19h, o projeto HubCovid se reúne com a Liga Acadêmica de Infectologia da PUC-Campinas na Jornada Acadêmica “Entendendo a variante Delta”

O HubCovid é um projeto que surge para fazer frente à crescente onda de Fake News e informações sem embasamento científico que circulam durante a pandemia

Prestes a completar, em outubro, um ano desde que foi detectada pela primeira vez na Índia, a mutação do vírus SARS-CoV-2 conhecida como variante Delta (B.1 617.2), já foi registrada, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em mais de 130 países, sendo considerada uma variante de preocupação por ser mais transmissível do que as anteriores (Alfa, Beta e Gama) e mais contagiosa do que a cepa original.

No Brasil, o impacto da Delta se observa principalmente na cidade de São Paulo. Levantamento publicado em setembro pelo Instituto de Medicina Tropical da Universidade de São Paulo (USP) e Instituto Adolfo Lutz, aponta que 95,2% dos registros da doença na capital paulista foram causados pela variante Delta e 4,06% pela variante Gama. Em agosto, o governo de São Paulo chamava a atenção para os primeiros casos da variante Delta em Campinas e mais dez cidades da região.

Com a proposta de oferecer uma atualização de conhecimento sobre a variante Delta, o HubCovid – projeto que surge para fazer frente à crescente onda de Fake News e informações sem embasamento científico que circulam durante a pandemia – em parceria com a Liga Acadêmica de Infectologia da PUC-Campinas, convida para a Jornada Acadêmica “Entendendo a variante Delta”. O evento acontecerá na próxima quarta, dia 29, das 19h às 21h, com transmissão pelo YouTube. O HubCovid é fruto de uma parceria entre o CONASEMS,  Instituto de Pesquisa e Apoio ao Desenvolvimento Social (IPADS) e a Johnson & Johnson.

Participam do evento o médico epidemiologista André Ribas, curador do HubCovid e professor da Faculdade São Leopoldo Mandic, que trará um boletim atualizado sobre a variante Delta e a médica infectologista Raquel Stucchi, professora da Unicamp e consultora da Sociedade Brasileira de Infectologia, que abordará “A Clínica da Infecção pela Variante Delta: quais as Diferenças”. A mediação será do médico infectologista André Bueno, professor da PUC-Campinas e curador do HubCovid.

Tags:

HubCovid, mutação do vírus SARS-CoV-2, variante Delta

Compartilhe: