O espaço visa apoiar e desenvolver as atividades de pesquisa para discentes e docentes

Foi inaugurado, na data de 16 de agosto do ano corrente, o Laboratório de Medicamentos, Tecnologias, Energias e Soluções Ambientais (LaMTESA) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

A solenidade teve a presença da reitora, Profa. Maria José de Sena; do vice-reitor, Prof. Marcelo Brito Carneiro Leão; da pró-reitora de pesquisa e pós-graduação, Profa. Maria Madalena Pessoa Guerra; da coordenadora geral dos programas de pós-graduação stricto sensu, Profa. Ana Lícia Patriota Feliciano; do diretor do departamento de química, Prof. Cristiano de Almeida Cardoso Marcelino Jr.

O novo laboratório fica sediado no térreo, Bloco 10 do Departamento de Química (DQ) da UFRPE em Recife, local onde foi realizada a solenidade de inauguração.

O espaço visa apoiar e desenvolver as atividades de pesquisa para discentes e docentes, no sentido de fomentar a melhoria da qualidade na formação de recursos humanos na área de Química, a partir do desenvolvimento de projetos que buscam desenvolvimentos científicos e tecnológicos.

O laboratório conta com uma infraestrutura para pesquisa divida em dois espaços, um para o preparo de amostras, soluções e experimentações, o outro para a parte instrumental, onde há instrumentação analítica para análises térmicas, gravimétricas e espectroscópicas.

As atividades de pesquisa vêm sendo realizadas nas áreas de Química Inorgânica e Analítica

As atividades de pesquisa vêm sendo realizadas nas áreas de Química Inorgânica e Analítica, principalmente nos seguintes temas: síntese de compostos bioativos, síntese de novos materiais e espectroscopia de lantanídeos, instrumentação analítica, multicomutação em fluxo, química do petróleo, espectrometria de massas e desenvolvimento de soluções ambientais.

O LaMTESA funciona sob a coordenação de equipe formada por cinco docentes do DQ/UFRPE, Prof. Alex Souza Moraes, Prof. André Fernando Lavorante, Prof. Jandyson Machado Santos, Profa. Mônica Freire Belian e Prof. Wagner Eduardo da Silva, que gerenciam e supervisionam as atividades do laboratório, orientando atualmente cerca de 30 alunos, nos níveis de graduação, mestrado e doutorado.

Tags:

LaMTESA, Química Inorgânica e Analítica

Compartilhe: