A Inteligência Artificial transformou o setor da saúde e trouxe novas soluções que antes não eram tão viáveis. Entenda neste texto como a Hilab utiliza a inovação na saúde para facilitar a tomada de decisão e ajudar os laboratórios parceiros nas demais estratégias

Um estudo realizado recentemente pela Accenture demonstra que as empresas que investiram em tecnologia durante a pandemia de Covid-19 ganharam vantagem de crescimento em relação aos seus principais concorrentes.

Isso mostra que a inovação na saúde deixou de ser uma opção e se faz necessária para os laboratórios que desejam se destacar no mercado. A Hilab, Health tech que mais cresceu em 2020, consolidou-se no mercado ao entregar mais qualidade e veracidade nos resultados dos exames com o auxílio da Inteligência Artificial.

Confira neste texto, como os exames laboratoriais remotos (TLR), passam por dupla validação antes do paciente receber o resultado e saiba quais são as vantagens desta solução inovadora para o laboratório.

O que significa inteligência artificial?

A Inteligência Artificial (IA) ou Artificial Intelligence (AI), é um conjunto de métodos aplicados a um campo das ciências da computação, no qual máquinas e dispositivos são capazes de simular a capacidade humana e aprendem a raciocinar, apoiar na tomada de decisão e solucionar problemas.

Isso é possível graças ao aprendizado de máquina (Machine Learning) que possibilita o treinamento de algoritmos, por meio de análises de dados e exemplos de problemas anteriores. O seu objetivo consiste em criar modelos de softwares treinados que são usados para prever resultados, tendências e padrões.

A Inteligência Artificial é utilizada em inúmeras atividades e, com a chegada da pandemia, ganhou ainda mais destaque dentro da medicina. A Hilab, health tech que cresceu exponencialmente em 2020, criou uma solução aplicando a inteligência artificial e a internet das coisas nos Testes Laboratoriais Remotos.

São mais de 20 exames realizados por meio de dispositivos portáteis e inteligentes que cabem na palma da mão. Além de contar com a tecnologia de ponta para receber os laudos digitalizados em até 1 hora, os aparelhos também contam com uma grande estrutura laboratorial por trás.

Há uma equipe de tecnologia da informação que é responsável por desenvolver soluções cada vez mais inteligentes e garantir que todos os algoritmos estejam funcionando corretamente.

Desta forma, todos os exames são avaliados com base em dados e ajudam diariamente os estabelecimentos de saúde e empresas parceiras da health tech na tomada de decisão.

Inteligência artificial e internet das coisas nos testes da Hilab

Os dispositivos da Hilab são conectados à internet e podem ser realizados em qualquer lugar, graças à internet das coisas, que permite essa conexão e o compartilhamento de dados e informações em diferentes equipamentos. É por meio dela que todos os dados captados da amostra são transferidos para um  servidor do laboratório que fica na nuvem.

Após a coleta, a reação é enviada ao laboratório central de Curitiba, via internet e com a Inteligência Artificial que chamamos de (C4i0), a Hilab utiliza um sistema próprio que auxilia os profissionais de saúde na validação de cada resultado.Ou seja, todos os exames passam por uma dupla validação – garantindo que os resultados sejam cada vez melhores e precisos.

Benefícios que a IA da Hilab oferece para laboratórios

Usar a tecnologia para exercer melhores práticas na saúde nunca foi tão atraente. E para melhorar, a health tech, uniu inovação à atuação humana.

O resultado revela a satisfação dos clientes que usam os serviços da Hilab durante todo o processo laboratorial. Veja aqui o que o laboratório São João diz a respeito e em seguida confira os principais benefícios desta parceria:

Rígido Controle de Qualidade

Com relação à segurança dos exames realizados pelos dispositivos da Hilab, o Controle de Qualidade é algo a se destacar. Todos os exames passam por verificações constantes para afirmar sua conformidade e qualidade.

Além disso, o laboratório de análises clínicas tem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e todos os testes seguem o Controle Interno de Qualidade (CIQ) e o Controle Externo de Qualidade (CEQ).

Diante dessa evidência, seu laboratório não precisa se preocupar em obter uma grande estrutura para atender todos esses requisitos, pois a Hilab já faz isso por você.

Precisão na análise laboratorial e diagnósticos

São diversos benefícios. O principal deles é facilitar o processo de análise laboratorial. Além disso, com a agilidade dos resultados, os laboratórios ganham tempo para melhorar a rotina de trabalho do estabelecimento e dos profissionais de saúde que dependem disso para melhor tomada de decisão.

Fonte de Dados

Além disso, a Pioneira em Testes Laboratoriais Remotos tem uma alta disponibilidade de dados, pois todo o seu sistema funciona conectado à internet, isso permite a atualização em tempo real do banco de dados que mostra: geolocalização, número de exames realizados e porcentagens de pacientes com resultado positivo ou negativo.

Esse processo disponibiliza um conhecimento valioso para os gestores de laboratórios que podem através dos dados, traçar novas estratégias para resolução de problemas.

Tenha a tecnologia Hilab no seu laboratório

Reconhecer o impacto da inovação na saúde é dar um passo à frente para a satisfação do paciente e o crescimento do seu laboratório. A Hilab atua há 16 anos tornando os processos dos seus parceiros mais fáceis, além de estar contribuindo para minimizar o impacto que a pandemia causou.

Por isso, depois de saber como essa inovação auxilia todo processo de exames, fica fácil entender o porquê os Testes Laboratoriais Remotos da Hilab são muito mais que simples exames rápidos, não é mesmo?

Então saia na frente da concorrência e se torne um laboratório referência na sua região. Preencha o formulário que a Hilab entrará em contato em até 48 horas.

Tags:

aprendizado de máquina, exames laboratoriais remotos, Hilab, inteligência artificial

Compartilhe: