Estudantes de pós-graduação da Fiocruz e de outras instituições de pesquisa e ensino podem se inscrever até o dia 11 de março

Bactérias estão constantemente detectando e respondendo a estímulos provenientes de seu ambiente. Os sinais detectados são os mais diversos, incluindo nutrientes, compostos tóxicos, moléculas mensageiras produzidas por células vizinhas, sejam da mesma espécie ou não, antibióticos, entre outros.

Os diversos mecanismos envolvidos na resposta a estes estímulos, considerados fundamentais para a adaptação e sobrevivência das células, serão o norte do Curso Internacional Microbial Signaling, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), com o apoio da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC) da Fiocruz, por meio do edital de cursos internacionais de curta duração. A atividade acontece de 19 a 23 de março, das 9 às 16h, na sala 06 do Pavilhão Cardoso Fontes, no campus da Fiocruz, em Manguinhos (Av. Brasil, 4.365 – RJ).

Estudantes de pós-graduação da Fiocruz e de outras instituições de pesquisa e ensino podem se inscrever até o dia 11 de março. Os interessados devem enviar email para [email protected], expressando em um documento em Word, de no máximo 2000 caracteres, como o curso poderá contribuir para sua formação acadêmica. No assunto, colocar “Microbial Signaling”. Serão oferecidas 20 vagas.

A atividade contará com aulas da pesquisadora Josephine Chandler, professora da Universidade do Kansas, nos Estados Unidos. A especialista tem atuado com destaque em estudos sobre quorum sensing em Pseudomonas e bactérias correlatas, desenvolvendo estudos sobre os mecanismos moleculares envolvidos no fenômeno da comunicação bacteriana, assim como suas consequências para a biologia dos organismos estudados.

“As aulas ministradas por Chandler representarão uma excelente oportunidade para o fortalecimento de uma área de pesquisa ainda pouco explorada na instituição e no país, assim como oportunidades concretas de desenvolvimento de projetos de pesquisa em conjunto”, enfatiza o coordenador do curso, o professor Caetano Antunes, pesquisador do Centro de Referência Professor Hélio Fraga, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz). As pesquisadoras Rosana Ferreira, do Instituto de Microbiologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Josephine Chandler, da Universidade do Kansas (EUA), também integram a organização da iniciativa.

O curso será baseado em um capítulo de livro recentemente publicado por Antunes, Chandler e outros renomados pesquisadores da área (Pursley, Hinshaw, Waters, Chandler e Antunes. 2016. Microbial Signaling. In: Thiago Rodrigues, Amaro Silva. (Org.). Molecular Diversity of Environmental Prokaryotes. Boca Raton: CRC Press, p.147-175.). As aulas serão ministradas no idioma inglês.

Tags:

bactérias, Curso Internacional Microbial Signaling, Instituto Oswaldo Cruz

Compartilhe: