Os laboratórios de análises clínicas têm enfrentado diversos desafios desde o início da pandemia de Covid-19 no Brasil e no mundo. Mudanças organizacionais precisaram acontecer em um curto espaço de tempo, testando a capacidade de inovação dos laboratórios diante de uma situação até então desconhecida.
Diariamente as equipes dos laboratórios trabalham para proteger colaboradores e clientes, sem perder a qualidade dos serviços. A segurança nos processos foi redobrada para garantir que as unidades de saúde seguissem atendendo, com ajustes essenciais na maneira de trabalhar.
Aumento das coletas domiciliares e novos serviços como Drive Thru para coleta dos pacientes são alguns dos recursos a que os laboratórios estão recorrendo para atender aos pacientes com segurança e evitar aglomerações na recepção do laboratório. Para os casos em que não é possível esse tipo de atendimento, os gestores vêm implantando mudanças no modus operandi do atendimento presencial no laboratório.
Inovação e tecnologia auxiliam os laboratórios
A tecnologia vem junto ao software laboratorial, sendo aliada no controle de todos os processos do laboratório, oferecendo rastreabilidade, agilizando a rotina e oferecendo dados para auxiliar a tomada de decisão dos gestores. É fundamental contar com um software que dê embasamento para análises diversas, trazendo qual o cenário o laboratório se encontra para, assim, tomar decisões estratégicas mais focadas.
Neste post trazemos uma entrevista que a Hotsoft fez com o Dr. Marco Antônio de Souza Cruz, do Laboratório Dr. Ney, de Palmital, SP, que conta como o laboratório vem lidando com essas mudanças e se adaptando para atender melhor seu público.
Hotsoft – Falando um pouco sobre Palmital, SP, como tem sido a mobilização na cidade e como o laboratório tem cumprido seu papel no combate à doença?
Dr. Marco Cruz – A mobilização na cidade foi instaurada logo no início da pandemia, quando a secretaria de saúde do município convidou o prefeito, vários colaboradores da saúde (médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem), comandados pela médica infectologista da região e um time se formou no combate à pandemia. Também pude participar do movimento, onde a ideia era levantar todas as informações sobre a doença e seus impactos, para orientar as frentes de saúde. Falamos sobre a importância em cancelar os eventos, tudo sob anuência do prefeito. Levamos as informações à população, para ganhar força no enfrentamento à doença. Um grande plano de contingência se formou para as primeiras medidas de prevenção e controle. A participação do município e a mobilização precoce foi muito importante para nós da saúde e para toda a população. A cidade tem hoje 24 mil habitantes e até a data desta matéria (21/07/2020) foram registrados 45 casos de Covid-19 e um óbito.
Hotsoft – Quais estratégias o Laboratório Dr. Ney tem trabalhado na prática para o combate à Covid-19?
Dr. Marco Cruz – Na estrutura física passamos a controlar a entrada de pacientes no laboratório e diminuímos a quantidade de cadeiras na recepção, para oferecer maior distanciamento entre os pacientes. Logo na entrada fizemos também a instalação de lavatórios, para higienização, além de todas as outras recomendações da Organização Mundial da Saúde que conhecemos e puderam ser implantadas e recomendadas. Para amenizar a quantidade de pessoas no laboratório passamos a oferecer mais coletas em domicílio, independentemente dos exames solicitados e principalmente os específicos para o diagnóstico de Covid-19. No diagnóstico em si, disponibilizamos todos os testes logo no princípio, com a grande ajuda de nossos laboratórios de apoio e nosso sistema de software avançado, o Labplus. A soma destes fatores nos possibilitou ajudar a secretaria de saúde desde os primeiros casos de Covid-19 na cidade, com relatórios de diversas informações incluindo Notificação compulsória, laudo evolutivo para pacientes internados, visto que no início da pandemia enfrentávamos também um surto de dengue ainda em evolução ascendente.
Hotsoft – O laboratório tem percebido a resposta do público? Como tem sido?
Dr. Marco Cruz – A resposta tem sido muito positiva. Como estamos em uma cidade pequena, a aproximação entre médicos e a população já faz parte do dia a dia e neste novo contexto nossa relação ficou ainda mais forte. Estamos tendo a oportunidade de mostrar que estamos preparados para atendê-los em qualquer situação. Muitas pessoas que fazem parte dos serviços essenciais nos procuram para fazer o exame de diagnóstico do Covid-19 e a troca de informações para identificar qual exame mais indicado acaba sendo também uma oportunidade de aproximação.
Hotsoft – Como a tecnologia do software laboratorial pode auxiliar o laboratório neste momento?
Dr. Marco Cruz – A história de mais de 45 anos do laboratório começou com meu irmão, Dr. Ney de Souza Cruz. Ele construiu uma longa trajetória, desde 1974. Há um pouco mais de 10 anos minha esposa e eu viemos de São Paulo com a grande responsabilidade de dar continuidade neste belo trabalho, já bem reconhecido na região. Como tínhamos experiências em grandes laboratórios da capital, desde o princípio procuramos trazer melhorias já conhecidas por nós, como: interfaceamento, assinatura eletrônica, entrega de laudos on-line e tudo isso conseguimos com o Labplus da Hotsoft, que já era então parceira do laboratório. O reconhecimento pelos médicos e público foi percebido quase que imediatamente e hoje contamos com estrutura técnica e de software bem ajustada para o enfrentamento atual. O interfaceamento nos equipamentos e a integração com os laboratórios de apoio é um ponto importante para a agilidade nos resultados. A comunicação entre a recepção, o setor técnico e o laboratório de apoio se da desde o cadastro do paciente, o que facilita mais o processo. O Lablaudo (resultado via internet) também tem sido super importante. Os médicos acessam desde os primeiros resultados tanto nos hospitais, como em seus consultórios. Os pacientes também utilizam cada vez mais este recurso, fazendo com que diminua enormemente o fluxo na recepção, ideal para o momento. E na gestão do laboratório os relatórios administrativos e estatísticos nos auxiliam com informações para os diversos setores do laboratório e são fundamentais para tomada de decisões técnicas, de estoque, administrativas e financeiras.
Hotsoft – O senhor pode deixar uma dica para os laboratórios que ainda buscam estratégias para sobreviver à crise?
Dr. Marco Cruz – Não é o momento de levar vantagem comercial, devemos nos posicionar como importantes não só para o diagnóstico, como também na recuperação dos já infectados, dando atenção aos hospitais como o meu caso. O retorno comercial virá juntamente com o reconhecimento dos médicos e nossos clientes.