Durante a campanha do Dia Mundial do Diabetes, a Siemens Healthineers destaca a importância do diagnóstico, monitoramento e avaliação de risco da doença.

A Hemoglobina Glicada (HbA1c) é um ótimo marcador glicêmico para o diagnóstico e o monitoramento de diabetes, pois reflete as concentrações de glicose a longo termo

Diabetes: Proteja a sua Família” é o tema de 2019 da campanha internacional de combate à doença, que pelo segundo ano consecutivo refere-se aos cuidados que se iniciam dentro de casa. Isso, porque estudos conduzidos pela International Diabetes Federation (IFF) revelaram que grande parte dos pais apresentam dificuldades em reconhecer os sinais de alerta do diabetes em seus filhos. Mesmo que a maioria das pessoas que participaram do estudo tenha histórico familiar da doença, um número alarmante, quatro a cada cinco pais admitem dificuldade em reconhecer esses sinais¹.

Descubra. Previna. Monitore.

Metade das pessoas que possuem diabetes, não sabe¹. O diagnóstico e o tratamento precoce são importantes na prevenção e no atraso de complicações que diminuem a qualidade de vida do paciente. Pesquisas indicam que 50% dos casos de diabetes tipo 2 poderiam ser prevenidos pela adoção de hábitos saudáveis. Além disso, monitorar a doença requer tratamento diário, gerenciamento regular, estilo de vida saudável e educação contínua.

As diretrizes de 2019 da American Diabetes Association (ADA) atualizaram as recomendações dos critérios diagnósticos do diabetes. De acordo com o documento, se o paciente não possuir sinais clínicos claros, são necessários pelo menos dois resultados anormais de uma mesma amostra ou em duas amostras separadas. A HbA1c é um dos ensaios recomendados, juntamente com a glicemia de jejum, Teste oral de tolerância à glicose (TOTG), HbA1c e a glicose plasmática aleatória².

A Hemoglobina Glicada (HbA1c) é um ótimo marcador glicêmico para o diagnóstico e o monitoramento de diabetes, pois reflete as concentrações de glicose a longo termo. Já as dosagens de glicose refletem apenas as concentrações do momento da coleta. Além disso, a HbA1c é um indicador de risco progressivo para a mortalidade e doenças cardiovasculares (em diabéticos e não diabéticos) e suas concentrações sanguíneas correlacionam-se com o risco, a longo prazo, de complicações do diabetes nos pacientes.

O teste de Hemoglobina Glicada Enzimática da Siemens Healthineers já está disponível

Fatores como urbanização, envelhecimento da população, crescente adoção de práticas sedentárias, aumento da obesidade e ingestão de alimentos não saudáveis estão colaborando para o crescente aumento da população diabética. Essa demanda traz um desafio para os médicos e laboratórios, que buscam ensaios de HbA1c que possam ser integrados às plataformas de testes bioquímicos e que ofereçam os resultados precisos e exatos.

Um novo ensaio enzimático de HbA1c foi desenvolvido para a medida quantitativa da HbA1c no sangue total no Sistema de Bioquímica automatizado ADVIA® Chemistry e Atellica Solution. O novo ensaio é indicado para o auxílio no diagnóstico e no monitoramento a longo prazo do controle da glicemia. Além disso, a maioria das variantes de hemoglobina não interferem com o novo ensaio, devido à melhor arquitetura do novo ensaio.

HbA1c Enzimática é um ensaio certificado pelo NGSP (National Glycohemoglobin Standardization Program), padronizado pelo IFCC (International Federation of Clinical Chemistry) e de acordo com os critérios de classificação do CAP (College of American Pathologists).

Para saber mais, clique aqui.

Referências:

1. Toolkit World Diabetes Day 2019 – https://worlddiabetesday.org/resources/wdd-2019/toolkit/ acessado em 01/11/2019, 13h05.

2. American Diabetes Association – https://www.diabetes.org/a1c/diagnosis – acessado em 01/11/2019 , 10h30.

Tags:

Diabetes: Proteja a sua Família, Hemoglobina Glicada HbA1C, Siemens Healthineers

Compartilhe: