O acompanhamento de Indicadores Laboratoriais permite que o gestor tenha sempre em mãos dados reais que o apoiem nas tomadas de decisão

Diante de um mercado cada vez mais competitivo, contar com um planejamento estratégico no laboratório é fundamental para direcionar ações e focar investimentos, visando obter os melhores resultados para o negócio, sejam eles financeiros, de qualidade e/ou satisfação do cliente. O acompanhamento de Indicadores Laboratoriais permite que o gestor tenha sempre em mãos dados reais que o apoiem nas tomadas de decisão.

O ponto de partida para a escolha dos seus indicadores é saber se você tem as informações de forma estruturada e se consegue obtê-las de forma fácil e visual, uma vez que é necessário analisá-las periodicamente e eventualmente aprimorar a consulta para ter acesso a informações mais detalhadas. Veja alguns exemplos básicos de indicadores que oferecem uma visão da realidade do laboratório.

Indicadores de produção

O objetivo desses indicadores é avaliar a capacidade produtiva do laboratório, oferecendo subsídio para adequação de horário e carga de trabalho, reduzindo a capacidade ociosa e horas extras. Ex.: Quantidade de exames dia/mês/ano; Exames mais pedidos; Produtividade de cada funcionário; Quantidade de exames terceirizados.

Indicadores financeiros

Oferecem uma visão clara da movimentação financeira do laboratório, permitindo que o gestor fique atento às variações sazonais, assim como aos efeitos de campanhas de marketing. Ex.: Ticket médio por exame; Quais os convênios mais rentáveis; Total de desconto concedido; Quem está concedendo mais descontos; Inadimplência; Quais são os exames mais representativos no faturamento.

Indicadores de auditoria

Auxiliam no acompanhamento de processos delicados e que normalmente passam desapercebidos. Ex.: Quantidade de exames que estão sem resultado há mais de 30 dias; Alterações de convênio na requisição do paciente; Quantidade de erros de cadastro de exames.

Indicadores de evolução

Demonstram a evolução do laboratório, ao longo do tempo, oferecendo uma ampla visão do negócio baseado em dados históricos, que podem ser utilizados para simular cenários e prever resultados futuros com mais precisão. Ex.: Comparativo de Faturamento mês a mês dos últimos 3 anos, Evolução da inadimplência ao longo do ano, Comparativo do Ticket Médio Mensal dos últimos 3 anos.

Monitorar essas informações regularmente é um trabalho hercúleo se a coleta dos dados for realizada de forma manual ou obtida através de relatórios impressos. O laboratório precisa contar com soluções tecnológicas que ofereçam essas informações de forma rápida e clara, dando suporte ao gestor do laboratório.

Bate-papo sobre indicadores gerenciais

A Hotsoft possui consultores de negócio especializados sobre a gestão de Indicadores Laboratoriais. Pode-se solicitar gratuitamente um bate-papo para tirar dúvidas de como implementar esses e outros indicadores no laboratório. Para solicitar esse bate-papo basta clicar em “Bate papo sobre indicadores laboratoriais”.

Conheça o painel “Meu Laboratório” da Hotsoft, onde são apresentados os principais indicadores do laboratório, sendo que os dados são obtidos automaticamente do LIS e apresentados em forma de gráficos para fácil entendimento e análise dos gestores.

Hotsoft Informática Ltda.

(44) 3302-4455

Tags:

Hotsoft, Indicadores Laboratoriais, planejamento estratégico no laboratório

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