Dia 15 de junho, Brian Kobilka apresenta videoconferência sobre os receptores acoplados à proteína G

Palestrantes internacionais e especialistas brasileiros apresentam diversas abordagens e aplicações dos receptores acoplados à proteína G

O Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP sedia o primeiro Symposium on GPCR in Health and Disease, simpósio internacional sobre os receptores acoplados à proteína G e sua aplicação para promoção da saúde e tratamento de doenças. O evento acontece no dia 15 de junho, das 8 às 17 horas, no Anfiteatro Luiz Rachid Trabulsi, no ICB III.

Palestrantes internacionais e especialistas brasileiros apresentam diversas abordagens e aplicações dos receptores acoplados à proteína G (do inglês: G protein coupled receptors, GPCR), proteínas localizadas na membrana celular e que têm como função a comunicação entre as células.

O coordenador do evento e docente do ICB Júlio Cesar Batista Ferreira aponta que cerca de 30% dos medicamentos disponíveis comercialmente atuam nesses receptores.

Em 2012, os pesquisadores Robert Lefkowitz, da Duke University, e Brian Kobilka, da Stanford University, foram laureados com o Prêmio Nobel de Química por desvendarem os mecanismos moleculares envolvidos na ativação desses receptores, abrindo uma nova perspectiva no desenvolvimento de terapias mais eficientes e menos tóxicas. Kobilka será um dos destaques do simpósio, com participação por videoconferência.

Os interessados devem se inscrever pelo e-mail [email protected], informando nome completo, vínculo acadêmico e/ou institucional. A entrada é gratuita e a programação completa pode ser acessada aqui.

O evento conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), da Intreprise, da Escola de Educação Física e Esporte da USP e do ICB, que sedia o evento. O ICB III fica na Av. Prof. Lineu Prestes, 2.415, Cidade Universitária, São Paulo-SP.

Tags:

Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP, receptores acoplados à proteína G, Symposium on GPCR in Health and Disease

Compartilhe: