Atualmente a SBPC/ML é responsável por monitorar 40% dos exames laboratoriais realizados no Brasil através do PALC

A Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial recebeu com perplexidade a informação de que a Agência Nacional de Saúde Suplementar não solicitou um representante da SBPC/ML para o Comitê Técnico de Avaliação da Qualidade Setorial (COTAQ).

A SBPC/ML tem uma contribuição histórica ao Comitê, no que tange a aferição, controle de qualidade e aprimoramento dos serviços prestados pelos laboratórios clínicos. A portaria n° 7 divulgada no Diário Oficial da União faz com que o Comitê fique desprovido de conhecimentos técnicos especializados sobre o setor de laboratórios clínicos e, em consequência, prejudica os beneficiários do sistema de saúde suplementar que utilizam esse importante segmento da saúde.

Atualmente a SBPC/ML é responsável por monitorar 40% dos exames laboratoriais realizados no Brasil através do Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (PALC), que há quase 20 anos qualifica os prestadores de serviço através de um programa educativo, de participação voluntária que objetiva a melhoria contínua dos procedimentos, garantindo resultados confiáveis aos médicos solicitantes e usuários.

Sobre a SBPC/ML

A Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) é uma Sociedade de Especialidade Médica, fundada em 1944 e que atua na área de laboratórios clínicos. Com sede na cidade do Rio de Janeiro, tem como finalidade reunir médicos com Título de Especialista em Patologia Clínica/Medicina Laboratorial e de outras especialidades como farmacêutico-bioquímicos, biomédicos, biólogos e outros profissionais de laboratórios clínicos, além de empresas do setor.

A SBPC/ML disponibiliza o PALC – Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos que avalia um laboratório através de auditorias e determina se ele atende a requisitos predeterminados para exercer as tarefas a que se propõe. Dentre vários objetivos esse processo pretende garantir a qualidade dos serviços prestados e a confiabilidade dos resultados.

A SBPC/ML dispõe de projetos de habilitação e qualificação profissional de acordo com a legislação em vigor, através de atividades voltadas para ensino, pesquisa e divulgação científica em Medicina Laboratorial, tendo como meta principal a saúde da população. Para alcançar esses objetivos a SBPC/ML realiza cursos, jornadas, congressos, eventos relacionados e publicações científicas.

Tags:

Agência Nacional de Saúde Suplementar, Comitê Técnico de Avaliação da Qualidade Setorial, Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial

Compartilhe: