O monitoramento de drogas terapêuticas se faz necessário a uma população que consumiu 56,6 milhões de caixas de calmantes e soníferos

Em novembro de 2019 foi aprovado pela Anvisa o registro de kits para análise de dois grupos de benzodiazepínicos: Benzodiazepínicos 1 e Benzodiazepínicos 2

No Brasil e em todo o mundo os fármacos para saúde mental estão entre os mais consumidos, uma vez que o modo de vida contemporâneo tende a estimular sua demanda. Entre esses medicamentos, destaca-se a classe dos benzodiazepínicos, com ação ansiolítica. A demanda por benzodiazepínicos pode ser evidenciada por um levantamento que mostra o consumo de 56,6 milhões de caixas no ano de 20181 somente no Brasil – outros países, como os Estados Unidos, apresentam padrão de crescimento similar13 com aumento tanto da prescrição quanto das quantidades prescritas.

O emprego dos benzodiazepínicos requer o monitoramento para que haja eficácia e eficiência no consumo. Esse monitoramento geralmente é realizado no sangue com o objetivo de otimizar o regime de tratamento do paciente. Muitos estudos e publicações confirmam a necessidade da dosagem customizada para cada paciente e, nessa tarefa, o monitoramento é crucial para se obter o melhor resultado.

Sucintamente, os motivos mais importantes para necessidade do monitoramento são2:

– O nível da droga no sangue se correlaciona melhor com o efeito terapêutico do que a dose administrada.

– As diferenças significativas inter-indivíduos com relação à absorção, metabolização e excreção da droga (farmacocinética). Combinando o monitoramento e a individualização da dosagem pode-se reduzir essa variabilidade e, assim, atingir o efeito ótimo.

– Com o ajuste dos níveis da droga no sangue para uma faixa terapêutica definida reduz-se a toxicidade ao mesmo tempo que é garantida a concentração necessária para o efeito no sítio de ação.

– Quando nenhum efeito é verificado, apesar da administração da droga.

Em novembro de 2019 foi aprovado pela Anvisa o registro de kits para análise de dois grupos de benzodiazepínicos: Benzodiazepínicos 14,5 e Benzodiazepínicos 26,7. Fabricados pela ChromSystems (Alemanha) e comercializados no Brasil pela Biosys, esses kits para análise se juntam à família MassTox® Therapeutic Drug Monitoring Series A (TDM)3, capaz de analisar mais de 200 parâmetros.

Na tabela a seguir constam os parâmetros analisados em cada kit de Benzodiazepínicos.

Tabela 1 – Conjuntos de parâmetros dos kits Benzodiazepínicos 1 e 2

Um kit, vários parâmetros

O monitoramento de drogas terapêuticas pelo kit MassTox® Therapeutic Drug Monitoring Series A (TDM)3 é feito através da associação de uma coluna analítica MasterColumn® A, do kit básico TDM e de um kit para cada conjunto de parâmetros (há um para benzodiazepínicos, um para monitoramento de drogas antivirais, um para drogas antiarrítmicas e assim por diante).

O emprego do MassTox® TDM kit provou ser muito benéfico quando utilizado em diferentes rotinas, tais como o tratamento pediátrico de epilepsia9, antivirais10, tratamentos cardíacos11, entre outros.

No site da ChromSystems encontram-se todos os parâmetros disponíveis atualmente12 e é possível acompanhar as constantes atualizações.

Literatura

1. https://noticias.r7.com/saude/brasil-consome-566-milhoes-de-caixas-de-calmantes-e-soniferos-03072019. Acessado em 10/01/2020.

2. Vinks AA, Walson PD. (2007) Therapeutisches Drug Monitoring in der Pädiatrie [Therapeutic drug management in pediatric patients]. J Lab Med 31 (1): 24-37.

3. https://www.chromsystems.com/products/therapeutic-drug-monitoring/lc-msms/tdm-series-a.html. Acessado em 10/01/2020.

4. MassTox® TDM Series. Acessado em 10/01/2020.

5. ANVISA, registro de produtos para a saúde, Família MassTox TDM Serie A Parameter Set Benzodiazepines 1 serum/plasma.

6. MassTox® TDM Series. 

7. ANVISA, registro de produtos para a saúde, Família MassTox TDM Serie A Parameter Set Benzodiazepines 2 serum/plasma

8. https://www.labnetwork.com.br/noticias/eficiencia-na-analise-de-drogas-antimicoticas/. Acessado em 10/01/2020.

9. https://www.chromsystems.com/masstox-tdm-series-a-antiepileptics-92921.html. Acessado em 10/01/2020.

10. https://www.chromsystems.com/masstox-tdm-series-a-anti-hiv-drugs-92924.html. Acessado em 10/01/2020.

11.  https://www.chromsystems.com/masstox-tdm-series-a-antiarrhythmic-drugs-92923.html. Acessado em 10/01/2020

12. https://www.chromsystems.com/products/therapeutic-drug-monitoring/lc-msms/tdm-series-a.html. Acessado em 10/01/2020.

13. https://edition.cnn.com/2020/01/20/health/benzodiazepines-prescriptions-study/index.html. Acessado em 22/01/2020.

Tags:

benzodiazepínicos, Biosys, Chromsystems, fármacos para saúde mental, monitoramento

Compartilhe: